Respostas
Resposta:
As pinturas corporais são as marcas de muitas etnias indígenas. Elas diferenciam clãs e famílias. As tintas são feitas a partir de elementos naturais como urucum, jenipapo e açafrão. A diversidade de formas e cores pode ser vista durante Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Explicação:
Esses povos carregam no rosto a identidade. A pintura corporal tem tanto sentido para os indígenas, que expressa o que o indivíduo representa no grupo e até o estado civil. A mistura mais comum que define os traços é feita de urucum e jenipapo.
As tribos indígenas possuem culturas distintas da sociedade urbana. Suas características e crenças seguem essas diferenças e são exercidas de formas distintas.
Primeiramente, devemos exterminar o pensamento de que a sociedade urbana é mais "civilizada" que uma tribo de índios. Não se pode falar em desenvolvimento ou melhor e pior nessas esferas. Elas se distinguem entre si, mas não há critério moral quando se fala de cultura.
A imagem dos antepassados, para os índios, é muito importante para esse povo, uma vez que eles se comunicam com as gerações passadas e se orientam através delas.
Não há instituição nem burocracia. A arte indígena é simbolizada por danças, ritos, músicas, apetrechos e o ornamento é muito importante para tais expressões. As cores e a pintura também são instrumentos essenciais. As tintas são extraídas de árvores e usadas em seus corpos, sendo uma técnica milenar.
Contudo, atualmente, tal tradição está sendo apropriada pelas produções urbanas e as tintas naturais estão sendo substituídas pela industrial.
Link: brainly.com.br/tarefa/14615241