• Matéria: Artes
  • Autor: mariclara1212
  • Perguntado 3 anos atrás

Na primeira fase da Pop Art, a escultura não era muito frequente e se manifestou mais dentro dos parâmetros introduzidos pelo dadaísmo: objetos fora do contexto, organizados em colagens insólitas. Mais tarde alguns artistas se interessaram em acentuar os efeitos das esculturas provocando interferências em espaços públicos, como foi o caso de Claes Thure Oldenburg (EUA-1929), com suas representações de alimentos em gesso e seus monumentais objetos de uso cotidiano, ou suas controvertidas e engenhosas esculturas moles. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta como a escultura representada a seguir revela princípios de interação artística desenvolvidos pelo movimento da Pop Art.
O artista desejava interferir no meio urbano de forma lúdica, elaborando trabalhos artísticos onde os objetoscotidianos são representados como grandes brinquedos em espaços exóticos emrelação ao seu uso comum. Tal ação propunha fazer com que as pessoas seapropriassem dos espaços públicos de forma mais leve e emocional.

Demonstrar o quanto o ser humano é pequeno diante da grande importância de certos objetos do dia a dia e da maciça presença urbana que envolve os indivíduos fazia parte do repertório conceitual da Pop Art. Os grandes objetos deveriam cumprir o papel de servir de memorial simbólico acerca da substituição dos valores humanos no regime capitalista.

A força dessa obra está no fato de atrair pessoas que, ao se aproximarem e se relacionarem com ela, a tornam interativa e revelam que a utilização do espaço público também pode se dar como uma forma de ocupação urbana mais íntima e despreocupada, fato que demonstra a vida ativa das pessoas dentro do contexto social urbano.

Para o autor da obra, deslocar um objeto de uso cotidiano de seu espaço comum e o reproduzir em um espaço inesperado e de uma forma agigantada, atribuía destaque e chamava a atenção do público para a forma estética desse objeto, que passa despercebido no dia a dia comum no cenário urbano cotidiano, rotineiro e insensível.

Para o artista autor da obra, a utilização de objetos encontrados no cotidiano e a forma como os produz de modo chamativo e exagerado, compõe um tipo de poética artística que apenas têm significado para o próprio artista, sendo impossível que outro indivíduo compreenda exatamente os significados da obra sem o auxílio da instrução do autor. Sendo, portanto, uma obra fechada ao público.

Respostas

respondido por: Gabicamaravitol
0

Resposta:

 Letra D.

Explicação.

Perguntas similares