Questão 07) “Os índios colhiam voluntariamente o pau-brasil para os portugueses. Em troca, recebiam panos, colares de contas de vidro, facas, machados, espelhinhos, nada que custasse muito caro em Lisboa. Era um trabalho desgraçado ir para o meio da floresta, cortar árvores e carregar toras nas costas até a praia. Tudo isso em troca de bugigangas [...] Você trabalharia tanto em troca desses presentinhos? Provavelmente não. Eles não têm muito valor para nós, não é mesmo? Então será que os índios foram enganados? [...] Não podemos julgar a sociedade indígena por nossos valores atuais ou pelos valores europeus do século XVI (Do mesmo modo que não podemos julgar a sociedade europeia da época pelos valores da sociedade de hoje).” -----------------------------------------------------------ETNOCENTRISMO: opressão cultura. In: SCHMIDT, M. Nova históriacrítica. São Paulo: Nova Geração, 2004. p. 152. --->>>Sobre a colonização da América portuguesa e os modos de vida e trabalho dos povos que viviam no Brasil antes da chegada dos europeus, assinale a alternativa incorreta: * 1 ponto a) Os índios cortavam e carregavam o pau-brasil, para os navios portugueses, em troca de objetos pouco valorizados na cultura mercantilista europeia. b) Podemos afirmar que os índios foram enganados, pois a troca de trabalho pesado por bugigangas (facas, machados, chapéus, cunha de ferro, espelhos) era extremamente desigual. c) A economia dos índios não pode ser comparada a dos europeus, pois eles não trocavam os objetos de acordo com seu preço de produção. d) Diferentemente das sociedades pré-colombianas, Astecas, Incas e Maias, as sociedades indígenas da América portuguesa não vivenciaram a estratificação social e o desenvolvimento urbano.
Respostas
respondido por:
1
troca realizada entre portugueses e os índios era o escambo, onde trocavam pequenos produtos que os índios não possuíam em troca de seu trabalho.
A colonização de exploração, foi o processo pelo qual nosso país passou após a chegada de Portugal por volta do século XV.
A partir de 1500, essa colonização foi feita principalmente para a retirada de recursos naturais e minerais ou para produzir açúcar, levando esse lucro para Portugal, além disso, os portugueses não estavam interessados em desenvolver o Brasil em um primeiro momento, logo apenas séculos a frente foi desenvolvido o interesse pela república já instaurada no Brasil.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás