• Matéria: História
  • Autor: guilhermenahas9
  • Perguntado 4 anos atrás

O sítio arqueológico de Lagoa Santa

Lagoa Santa é um município localizado na região da Grande Belo Horizonte, Minas Gerais. No local existe um sítio arqueológico em que foram encontradas sepulturas com esqueletos de homens, mulheres e crianças. As evidências mais antigas de ocupação humana foram datadas em 12 mil anos atrás.

Lagoa Santa é o município do Brasil onde se registra o maior número de cavernas por área de sítio. Além do fóssil de Luzia, Lagoa Santa guarda em suas grutas vasta quantidade de fósseis e vestígios da passagem do homem, como pinturas rupestres.

Nas pinturas de Lagoa Santa prevalecem figuras de animais, principalmente cervos, veados e peixes. Em algumas regiões, vemos também desenhos geométricos e figuras humanas. A cor predominante é o vermelho, mas os homens de Lagoa Santa também utilizavam o branco, o amarelo e o preto.

Os pigmentos das pinturas eram obtidos da natureza. O vermelho, o laranja e o amarelo eram obtidos do óxido de ferro ou do urucum. Para o branco se usava a calcita. O preto era obtido do carvão.


Explique o que é um sítio arqueológico e qual sua importância para o estudo da história.

Respostas

respondido por: maraluiiza
0

Resposta:

Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. Esses vestígios são considerados materiais arqueológicos desde que possuam características que identifiquem o passado histórico de uma determinada sociedade.

A importância da arqueologia, tem como objetivo entender as mudanças ocorridas na vida do ser humano, desde suas origens. Para tanto, utiliza de vestígios do passado para reconstituir as fases históricas. ... Os locais onde são encontrados estes objetos são chamados de sítios arqueológicos.

Perguntas similares