a instalação das monarquias espanhola e portuguesa é usualmente compreendida a partir das guerras que tentaram expulsar os muçulmanos da península ibérica. desde o século viii os árabes haviam dominado boa parte do território ibérico em função da expansão muçulmana ocorrida no final da alta idade média. considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza a formação do estado monárquico espanhol. * 1 ponto a) a formação do estado monárquico espanhol se dá em 1469, com o casamento dos reis de aragão e castela, que haviam se unido na luta contra os muçulmanos. b) os reinos de leão, castela, navarra e aragão iniciaram uma longa guerra entre si que chegou ao fim somente no século xv. nesse processo, os reinos participantes desta guerra descentralizaram o poder com o auxílio do francês henrique de borgonha. c) a unificação das coroas de aragão e castela desestruturou as bases para o estado monárquico espanhol, que passou a ser governado pela igreja católica com apoio do rei francês. d) nesse processo, os reinos participantes desta guerra buscaram o auxílio na igreja católica, recebendo terras dos condados da inglaterra e da frança.
Respostas
Resposta:
1. A instalação das monarquias espanhola e portuguesa é usualmente compreendida a partir das guerras que tentaram expulsar os muçulmanos da Península Ibérica. Desde o século VIII os árabes haviam dominado boa parte do território ibérico em função da expansão muçulmana ocorrida no final da Alta Idade Média. Considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza a formação do estado monárquico espanhol.
[a]
2. A formação do Estado Nacional Espanhol constituído da aliança entre a monarquia, a nobreza e a Igreja Católica fortaleceu sua economia e sua identidade, tornando-o uma das maiores potências da Europa naquele contexto. Sobre o fortalecimento do Estado Nacional Espanhol é correto afirmar que
[d]
Resposta:
1)a
2)d
Explicação:
respostas verificadas: