Questões 1) As propriedades físicas da matéria podem ser usadas como critérios de pureza, ou seja, podemos identificar uma substancia a partir de suas propriedades físicas. Isso é possível porque essas propriedades são especificas para cada material. Como por exemplo, temperatura de fusão, solubilidade, densidade e etc. De acordo com o texto quais propriedades físicas permite diferenciar o ouro da pirita? Uma vez que a pirita e o ouro são aparentemente muito semelhantes. 2) Qual a principal característica (propriedade) do ouro que o permite ser amplamente utilizado comercialmente e aplicado em tecnologias como obturação de dentes? 3) Qual a composição química da pirita? 4) Quais as principais aplicações da pirita?
Respostas
Resposta: A Química estuda os materiais, as transformações que eles podem sofrer e a energia envolvida nesses processos. Isso é importante por diversos motivos, dentre eles está o fato de que estudando os materiais, podem-se conhecer as suas propriedades e assim estabelecer um uso apropriado para eles.
As propriedades das substâncias podem ser classificadas de acordo com vários critérios, mas conheça a seguir os principais:
Propriedades Químicas: Referem-se àquelas que, quando são coletadas e analisadas, alteram a composição química da matéria, ou seja, referem-se a uma capacidade que uma substância tem de transformar-se em outra por meio de reações químicas.
Por exemplo, a combustibilidade é uma propriedade química, pois a água não tem essa propriedade, enquanto o álcool (etanol) tem. Quando o álcool queima, ele converte-se em outras substâncias (gás carbônico e água), como mostra a reação abaixo:
1 C2H6OH + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O
Outro exemplo é o enferrujamento do prego, que, em termos simples, é uma reação de oxidação do ferro, quando exposto ao ar úmido (oxigênio (O2) e água (H2O)), formando o óxido de ferro (III) mono-hidratado (Fe2O3 . H2O), que é um composto que possui coloração castanho-avermelhada, isto é, a ferrugem que conhecemos.
A propriedade que o ferro tem de enferrujar é química
As reações envolvidas nesse processo são mostradas abaixo:
Fe(s) → Fe2+ + 2e-
2H2O + 2e– → H2 + 2OH–
Fe2+ + 2OH– → Fe(OH)2
2Fe(OH)2 + H2O + 1/2O2 → 2 Fe(OH)3
2Fe(OH)3 → Fe2O3 . H2O + 2H2O
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A propriedade química que o ferro tem, nesse caso, é de se oxidar.
Outros exemplos de propriedades químicas são: explosão, poder de corrosão e efervescência.
Propriedades Físicas: São aquelas que podem ser coletadas e analisadas sem que a composição química da matéria mude, ou seja, resultam em fenômenos físicos e não químicos.
Por exemplo, se pegamos uma amostra de água de determinada massa, nós não mudamos a sua constituição, por isso a massa é uma propriedade física. Outro exemplo é a propriedade que a água tem de se evaporar, ela passa do estado líquido para o de vapor, mas continua com a mesma composição química. Assim, o ponto de ebulição é uma propriedade física.
Outros exemplos são: volume, densidade, estado físico (sólido, líquido e gasoso), ponto de fusão, temperatura, cor e dureza.
Exemplos de propriedades físicas
Entre essas propriedades físicas, citamos algumas que são também definidas como propriedades organolépticas, que são aquelas que podemos reconhecer com os órgãos dos sentidos (visão, tato, olfato e paladar), tais como o estado físico, a cor, o odor, a transparência e o brilho.
Além das propriedades organolépticas, as propriedades físicas também podem se subdividir em gerais ou especificas e em intensivas ou extensivas. Você pode ver detalhes sobre cada uma delas nos textos abaixo:
Propriedades Gerais e Específicas;
Propriedades intensivas e extensivas.
Espero ter ajudado! :D
Questão 1. O ouro parecerá um pedaço de bronze fosco, sujo e amassado, enquanto a pirita será brilhante. O ouro tem um ponto de ebulição de, 2856 °C e um ponto de fusão de 1064 °C. Fisicamente, é um excelente condutor térmico e elétrico.
A densidade do ouro é de 19.300 kg/m³. A pirita tem uma densidade de 5 g/cm³ e um ponto de fusão de 1195 °C.
Questão 2. O ouro é um mineral extraordinariamente dúctil e maleável; por isso, é fácil fazer próteses dentárias com ele, que também possuem ótimas propriedades químicas (não causa alergias), físicas e mecânicas. Isso é conhecido como biocompatibilidade: na boca do paciente, uma prótese de ouro se desgasta a uma taxa muito semelhante ao esmalte do dente natural do paciente.
Uma vantagem do ouro é que ele não mancha e é altamente resistente.
Questão 3. É um sulfeto de ferro contendo 46,4% de ferro e 53,6% de enxofre (FeS₂).
Questão 4. A pirita é utilizada para a fabricação de: pedras preciosas, vidros âmbar, pastilhas de freio, ferro fundido, rádios de hobby, painéis fotovoltaicos (solares), rebolos, entre outros.
Propriedades físicas do ouro e da pirita
O ouro tem um ponto de ebulição de, 2856 °C e um ponto de fusão de 1064 °C. Organolepticamente, o ouro é um metal macio, dúctil, inodoro, amarelo-dourado com textura metálica. Fisicamente, é um excelente condutor térmico e elétrico. A densidade do ouro é de 19.300 kg/m³.
A pirita é um dos minerais mais abundantes na crosta terrestre. É um sulfeto de ferro contendo 46,4% de ferro e 53,6% de enxofre. É um mineral pesado com dureza considerável que não esfolia. A sua cor é cinza ou amarelo latão com um brilho metálico intenso.
Saiba mais sobre ouro em: https://brainly.com.br/tarefa/44091582
#SPJ2