TEXTO 1
A função conativa faz referência a um "tu", explícito na frase pelo uso de pronomes pessoais e possessivos de 2a pessoa ou por meio de construções imperativas, com a intenção de levar o interlocutor a participar da mensagem, tornando-se o seu sujeito-destinatário e sendo, portanto, interpelado por ela. O efeito imediato desta função sobre o leitor ou ouvinte é de que alguém está falando diretamente com ele, numa solicitação ao diálogo, obrigando-o a reagir. Parece ser a razão pela qual a publicidade utiliza tanto essa função da linguagem.
EMEDIATO. W. A fórmula do texto: Redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.
TEXTO 2
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na peça em análise, texto 2, o pronome sua é uma referência explícita ao leitor, de forma a reforçar o caráter de interlocução estabelecido por outras formas presentes nela.
II. Na peça em análise, texto 2, nota-se a função conativa ou apelativa, devido ao uso de formas verbais no imperativo, cujo efeito de sentido está associado à adesão à causa em destaque.
III. No trecho "Sim à vida" do texto 2, embora não haja presença de verbos ou pronomes, percebe-se que ela é dirigida ao interlocutor, demarcando a presença da função conativa ou apelativa.
É correto o que se afirma em
A)
I, II e III.
B)
III, apenas.
C)
I, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I e II, apenas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
i e ii apenas.
Explicação:
si a vida pode ser dirigida a qualquer sujeito é necessária a complementação do contexto para dizer a que se refere.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás