• Matéria: Filosofia
  • Autor: isabelaester118
  • Perguntado 3 anos atrás

Revendo o capítulo
1 Por que os sofistas foram depreciados pelos filósofos seus contemporâneos? Apesar disso, qual foi o legado deles?

2 Como Platão supera as doutrinas dos pré-socráticos
Heráclito e Parmênides?

3 Por que, para os filósofos cristãos da Idade Média, a
filosofia não é a busca da verdade?


4 Como foi possível Agostinho aceitar a filosofia platônica, mesmo se tratando de pensamento pagão?

5 Explique qual foi a importância de Tomás de Aquino.
Aplicando os conceitos

6 Leia as citações de Parmênides e explique seu significado. Compare-as com o pensamento de Heráclito.
Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o
ser é, e o nada, ao contrário, nada é: afirmação que
bem deves considerar.
[...]
Por outro lado, [o ser] imóvel nos limites de seus
poderosos liames, é sem começo e sem fim; pois
geração e destruição foram afastadas para longe,
repudiadas pela verdadeira convicção.
Permanecendo idêntico e em um mesmo estado, descansa
em si próprio, sempre imutavelmente fixo e no
mesmo lugar.
PARMÊNIDES. In: BORNHEIM, Gerd A. (Org.). Os filósofos
pr -socr ticos. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1977. p. 55-56.

7 Leia a citação e responda às questões a seguir.
[Certas] questões principais ocupam o espírito de
Aristóteles. É possível uma ciência única e suprema
da metafísica – uma ciência sinóptica que estude a
natureza não desta ou daquela realidade, mas do
real em si, e deduza de a um princípio central a
natureza detalhada do Universo? Sua resposta [...] é
que uma ciência da metafísica é possível. Tudo que
é possui uma natureza que lhe pertence apenas como
ser, e essa natureza pode ser conhecida. Há certos
princípios que são verdadeiros de tudo que é e que
se acham na base de toda demonstração – as leis da
contradição e da exclusão do meio-termo. [...] O ser
não é um atributo que pertença exatamente no mesmo
sentido a tudo que existe. Há uma espécie de ser que
é no sentido mais estrito e mais completo – a saber, a
substância; e todas as outras coisas são simplesmente
porque guardam alguma relação definida com a
substância – como qualidades da substância, relações
entre substâncias, etc.
ROSS, W. D. A metafísica de Aristóteles. In: ARISTÓTELES. Metafísica. Porto Alegre: Globo, 1969. p. 3.
a) De acordo com o texto, no que consiste a metafísica?

b) Por que o conceito aristotélico de substância se
contrapõe à teoria das ideias de Platão? Explique.

8 ) O problema da relação entre as ideias e as coisas
levou os filósofos a se perguntarem “onde estão as
ideias das coisas?”. Explique quais foram as soluções
apresentadas pelos filósofos medievais que se empenharam na chamada “questão dos universais”.


9 Na Idade Média, o Santo Ofício foi responsável pela
censura e pelo julgamento político de obras e ações
consideradas heréticas. Em que medida ainda hoje a
cultura está sujeita a riscos semelhantes?


10 Leia a citação de Tomás de Aquino e responda às
questões.
Encontramos nas coisas sensíveis uma ordem de
causas eficientes, já que nada pode ser causa eficiente
de si mesmo, pois se assim o fosse existiria antes de si
mesmo, o que é impossível. Também não é possível
proceder indefinidamente nas causas eficientes. Em todas
as causas eficientes ordenadas, em primeiro lugar está a
causa do que se encontra no meio, e o que se encontra
no meio é causa do que está em último lugar, tanto se
os intermediários forem muitos, quanto se for um só;
tiradas as causas, tira-se o efeito; logo,se não for primeiro
nas causas eficientes, não será nem em último, nem no
meio. Se, porém, procedermos de forma indefinida nas
causas eficientes, não haverá primeira causa eficiente,
e, portanto, não haverá também nem efeito último nem
causas intermediárias, o que é evidentemente falso. Logo,
é necessário admitir alguma causa eficiente primeira [...].
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos
a Wittgenstein. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011. p. 70.

a) A que se refere Tomás de Aquino nesse trecho?
Qual seria a causa eficiente primeira?

b) Qual é a influência de Aristóteles na argumentação de Tomás de Aquino?

c) Em que a posição de Aquino se distingue da teoria
aristotélica?


Dissertação

11 Aristóteles, ao criticar seu mestre, afirmou que era
“amigo de Platão, porém mais amigo da verdade”.
Faça uma dissertação relacionando essa frase com
as características essenciais da filosofia.

Respostas

respondido por: anapaulasilvacampos6
3

Resposta:

Como foi possível Agostinho aceitar a filosofia platônica, mesmo se tratando de pensamento pagão?

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