O médico e filósofo belga Jan Baptista van Helmont (1577-1644) elaborou no século XVII a seguinte "receita" para produzir ratos por geração espontânea: "Põem-se em um canto sossegado e pouco iluminado de um galpão camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo. Como resultado, 21 dias depois, surgirão ratos. O mais notável é que esses ratos não são filhotes, mas surgem de um salto, totalmente formados". Com relação a essa "receita", responda:
a) Qual era a ideia que estava por trás dessas instruções do médico para a produção de ratos?
b) Com base no que você aprendeu critique a "receita" de Van Helmont
Respostas
a) A teoria que o filósofo defendia era a teoria da abiogênese
b) O fato de aparecerem os ratos em meio às roupas sujas, na verdade, não significava que eles haviam sido gerados à partir delas, os ratos só tinham aparecido lá por conta do ambiente que era adequado para a procriação de sua espécie.
Espero ter ajudado!❤
Trata-se da teoria da abiogênese.
a) A teoria da abiogênese ou da geração espontânea descrevia que os seres vivos surgiam a partir de qualquer material sem vida. Admitiam que existia uma força vital na matéria que era capaz de formar outros seres.
O filósofo Aristóteles foi um dos defensores dessa teoria, que foi a primeira explicação da origem da vida.
b) A teoria não é verdadeira, pois os ratos não se originaram dos grãos de trigo e tecidos sujos. Os ratos já eram adultos, nascidos de outros ratos que foram atraídos para o local, pois eles costumam viver em ambientes semelhantes ao descrito por Van Helmont.
Bons estudos!