Avaliando minhas competências socioemocionais. Elabore um plano de desenvolvimento
pessoal, contento pelo memos três competências socioemocionais, que são elas: entusiasmo,
determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, assertividade
e imaginação criativa. Como você faria para alcançar seu objetivo?
Respostas
1- sabido que o desenvolvimento de competências socioemocionais tem um papel definitivo na formação intelectual de uma pessoa, já que ter essas habilidades significa estar apto a lidar com emoções, objetivos e relações sociais no dia a dia. Nesse contexto, é possível aprender mais e melhor.3 de set. de
2-Desenvolvimento pleno
Ao destacar o compromisso com o desenvolvimento pleno dos estudantes em suas diversas dimensões (intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica), a BNCC retoma orientações presentes na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs), apresentando uma visão de educação integral que propõe a superação da divisão e hierarquização entre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento emocional.
Sendo assim, cada uma das 10 competências gerais da BNCC integra aspectos cognitivos e socioemocionais, tais como: comunicação, criatividade, pensamento crítico e científico, empatia, comunicação e autoconhecimento.
Para a promoção de um campo analítico e crítico a respeito do estudante que se quer formar, é fundamental conhecer mais profundamente os aspectos socioemocionais presentes nessas competências. Assim, vale a pergunta: o que são competências socioemocionais?
Nos estudos sobre o tema realizados na área da Psicologia, competências socioemocionais são entendidas como influenciadoras do modo como uma pessoa pensa, sente, decide e age em determinada situação ou contexto. Hoje, sabe-se que elas não são fixas, ou seja, são flexíveis e maleáveis, manifestando-se com intensidade e modos diferentes de acordo com os elementos sociais e culturais que atravessam a história de cada pessoa, e sendo, assim, possíveis de serem desenvolvidas ao longo
3- infelizmente esse não sei
4-Faça pequenas opostas;
Questione-se sobre uma ideia;
Se inspire nas ideias clássicas;
Pense como um gênio: “o que 'Einstein' faria?”;
Acompanhe suas ideias anotando-as num papel;
Sonhe acordado e rabisque;
Tenha foco: domine uma coisa, não várias;