1- Os europeus não se lançaram ao mar somente para encontrar novas comerciais para o Oriente. Quais outros objetivos?
2- Comente sobre a colonização e resistências na América Central e América do Norte.
3- A escravidão indígena, encontrou barreira entre os próprios europeus. Comente sobre a afirmação.
4- Qual a justificativa moral para a escravidão de africanos?
5- Quais as formas de resistência realizadas pelos africanos?
6- Qual o grande símbolo de resistência africana no Brasil? Escreva sobre.
7- Escreva sobre os quilombos.
8- Faça um BREVE relato sobre Zumbi.
Respostas
Resposta
3-A escravidão indígena, contudo, encontrou uma barreira entre os próprios europeus: os sacerdotes da Companhia de Jesus, mais conhecidos como jesuítas. Os jesuítas fundaram reduções e missões pela América Ibérica com o intuito de catequizar os indígenas, o que também é uma forma de colonização
4- "missão evangelizadora" também era uma justificativa para escravizar os africanos "infiéis". Além disso, o negro era considerado um ser inferior, uma coisa, não uma pessoa, e por isso não tinha nenhum direito. Dessa forma, gradativamente os negros substituíram os nativos indígenas no trabalho escravo na colônia.
5- Algumas formas eram: formação de quilombos, fugas ou suicídios, magia, assassinatos e sequestros de senhores, paralisações, sabotagens e roubos. Também havia a capoeira, que era considerada uma forma de resistência, diferente do fenômeno urbano do século .
6- Introdução. Zumbi foi o mais importante líder de um dos mais conhecidos Quilombos da história da escravidão no Brasil, o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. É até hoje considerado símbolo da resistência negra contra a escravidão e a opressão.
7- Locais de resistência contra a escravidão
Os quilombos, na era colonial e imperial, foram espaços construídos pelos escravos negros africanos e afrodescendentes fugidos da escravização em busca de viver em liberdade.
8- Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares (Serra da Barriga, 1655 – Serra Dois Irmãos, 20 de novembro de 1695), foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.
Morte: 20 de novembro de 1695
Nome completo: Francisco Zumbi
Nascimento: 1655
Sucessor(a): Camuanga (Líder da resistência)
Explicação:
o 2 eu não sei
desculpa mas vou tentar