A teoria das ideias de Platão e outra tentativa de conciliar O Grande Debate da filosofia grega entre Parmênides e Heráclito.Qual era o problema?
POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDAR!!!!!
Respostas
Resposta:
Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
Resposta:
O problema era sobre a natureza das coisas.
Por um lado, Heráclito argumentava que todas as coisas mudam o tempo todo, é autor daquela famosa frase: "um homem não pode entrar duas vezes no mesmo rio, porque na segunda vez, nem o homem nem o rio são mais os mesmos". Ou seja, tudo muda, tudo flui.
Do outro lado, Parmênides defendia que o movimento era na verdade ilusório. Partia da premissa que o Ser é e o não ser não é. Porque para algo ser alguma coisa, ele não podia mudar. Quem garante que, digamos, uma caneta, pode ser a mesma caneta agora e daqui 1 mês, quando estiver desgastada? Se a coisa mudou, ela não é mais a mesma, portanto não podemos nomear nada, já que tudo muda! Por isso ele defendeu a estabilidade do ser e o movimento como ilusório.
Platão resolve isso separando em dois mundos: o mundo das cópias (que nós vivemos) e o das ideias. O das cópias, sujeito à mudança (como Heráclito pensou); o das ideias, estável e eterno (como Parmênides pensou)
Resumidamente, é isso.