• Matéria: História
  • Autor: joaosilvestreaires
  • Perguntado 4 anos atrás

Sendo assim, faça um texto comparativo entre a luta sindical durante o governo de Getulio Vargas e a luta desenvolvida atualmente. Também leve em consideração aspectos importantes como a liberdade sindical e o imposto sindical. ​

Respostas

respondido por: sassah1
1

Resposta:

Para que o corporativismo fosse viável, Getúlio Vargas assumia a função de árbitro entre o interesse desses grupos sociais. Compondo a maioria, os trabalhadores teriam suas atividades políticas e sindicais controladas pelas leis governamentais. Munidos de tal garantia, os representantes do empresariado se mostravam dispostos a arcar com os vários custos que a legislação trabalhista produziria ao longo do tempo.

Em março de 1931, a Lei de Sindicalização impunha que os sindicatos só entrariam em funcionamento a partir da aprovação oficial. Além disso, esses espaços de organização da causa trabalhista deveriam contar com 2/3 de filiados nascidos no Brasil. Com isso, o governo afastaria a participação dos vários trabalhadores imigrantes que disseminavam os ideais socialistas e anarquistas em tais instituições. Nesse instante, já podemos ver os interesses de controle do Estado junto aos trabalhadores.

Explicação:isso mermão

Perguntas similares