Respostas
Resposta:
Uma praga do "caramujo gigante africano " (Achatina fulica Bowdich) invadiu as plantações de chuchu na comunidade de Araticum, em Pacoti, Maciço de Baturité (CE). O caramujo destrói tudo, causando sérios prejuízos às lavouras.
Explicação:
Olá tudo bem com vc? Espero que sim!
Bom espero ter lhe ajudado
Se puder marcar como a melhor resposta eu agradeço♥️!
espero ter ajudado : )
bons estudos ....
Resposta:
Uma praga do caramujo gigante africano invadiu as plantações de chuchu na comunidade de Araticum
Uma praga do caramujo gigante africano (Achatina fulica Bowdich) invadiu as plantações de chuchu na comunidade de Araticum, em Pacoti, Maciço de Baturité (CE). O caramujo destrói tudo, causando sérios prejuízos às lavouras. Produtores e autoridades municipais de saúde mostram-se bastante preocupados.
Não é por menos, esta espécie de molusco, além de ser voraz e ter capacidade de dizimar plantações inteiras de hortaliças e fruteiras, pode ainda transmitir as doenças Angiostrongilose abdominal e Angiostrongilose meningoencefálica humana ou Meningite eosinofílica — ambas transmitidas por parasitas e que podem levar à morte e a várias complicações neurológicas, inclusive cegueira.
Na região, não se sabe como os primeiros animais chegaram ao Ceará. Os produtores de chuchu lembram que os caramujos foram vistos, pela primeira vez, na comunidade de Araticum há cerca de quatro anos. Entretanto, somente em 2005 passaram a atacar as plantações. Neste ano, os prejuízos são evidentes.
As autoridades de saúde e agrícolas do Município suspeitam que os ovos do caramujo tenham chegado nos adubos que, quase sempre, são comprados de outros estados no Sul do País.