Exercicio 1. Dê a localização da Europa do ponto de vista Físico.
2. Quais são os limites naturais da Europa?
3. Fale resumidamente da Europa sob o aspecto histórico.
4. O que é Eurocentrismo?
5. Explique por quê o meridiano de Greenwich é um exemplo de visão Eurocêntrica?
alguem me ajuda pfv=)
Respostas
Resposta:
2.Oceano Glacial, ao norte; com os mares mediterrâneo, Negro e de Mármara e pela cadeia do Cáucaso, ao sul; com o oceano Atlântico, a oeste; e com os Montes Urais, rio Ural e o Mar Cáspio, a leste.
3.Vários são os povos do passado e de grande fama que habitaram a Europa: Latinos, Celtas, Eslavos, entre outros. O continente quase foi dominado pelo Império Romano, porém antes os povos europeus foram derrubando o Império de Roma devagar.
4.O eurocentrismo é uma visão de mundo que tende a colocar a Europa como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem.
5.Essa ideologia de centralidade cultural européia ganhou uma proporção tão grande que dentro e fora da Europa existe a visão de que essa representa toda a cultura ocidental no mundo.
Explicação:
pronto :)
Resposta:
1-Localização: a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do oceano Atlântico e ao sul do oceano Glacial Ártico.
2-O continente em questão possui um limite territorial com o Oceano Glacial, ao norte; com os mares mediterrâneo, Negro e de Mármara e pela cadeia do Cáucaso, ao sul; com o oceano Atlântico, a oeste; e com os Montes Urais, rio Ural e o Mar Cáspio, a leste.
3-Resumidamente, a história da Europa é confundida com a de grande parte do mundo. O continente foi descoberto por volta de 500 a.C., quando os gregos, inicialmente, dominaram e governaram a região. Eles fundaram as primeiras grandes cidades europeias e espalharam sua cultura pelo resto do mundo.
4-Eurocentrismo corresponde a uma expressão que emite a idéia no mundo como um todo de que a Europa e seus elementos culturais são referência no contexto de composição de toda sociedade moderna.
5-De acordo com diversos estudiosos e analistas essa perspectiva se mostra como uma doutrina que toma a cultura européia como a pioneira da história, dessa forma se enquadra como uma referência mundial para todas as nações, como se apenas a cultura Européia fosse útil e verdadeira.