O bem-estar dos trabalhadores se insere nas diretrizes de Responsabilidade Social. Dentre as teorias da Escola de Administração que deram início a esses estudos, a Teoria dos Dois Fatores proposta pelo americano Frederick Herzberg, publicada na obra “A Motivação para Trabalhar”, tem o objetivo de identificar os fatores que causam a satisfação e a insatisfação no ambiente de trabalho e classificá-los em fatores motivacionais e fatores higiênicos.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Dentre as teorias da Escola de Administração que deram início a esses estudos está a Teoria dos Dois Fatores desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work).
respondido por:
2
Trata-se da Teoria dos Dois Fatores, que foi desenvolvida por Herzberg (1923-2000).
Fatores higiênicos e fatores motivacionais
- Fatores higiênicos (não são controláveis pelo colaborador) - fazem referências às necessidades mais básicas dos colaboradores. São exemplos de fatores higiênicos: segurança salarial (pagamentos em dia) e plano de carreira a ser seguido;
- Fatores motivacionais (podem ser controlados pelo indivíduo) - assim como acontece na fase de Autorrealização da Pirâmide de Maslow, os fatores motivacionais da Teoria dos Dois Fatores fazem referências às necessidades de reconhecimento profissional (realização) e autoestima.
Sendo assim, é correto afirmar que a Teoria dos Dois Fatores ajuda na identificação dos fatores que causam satisfação e insatisfação no ambiente de trabalho.
Aprenda mais sobre o tema Teoria dos dois Fatores em:
https://brainly.com.br/tarefa/43223429
Até a próxima!
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás