Qual crítica aos teóricos evolucionistas sociais está presente no texto 1 - " O índio mora na nossa cabeça : Sobre as dificuldades para entender os povos indígenas"?
ALGUÉM AJUDARRR E PARA AGORAAA PFVVV
Respostas
Resposta:
Os povos indígenas no Brasil constituem um grupo populacional bastante diversificado. O termo indígena abrange uma grande variedade da cultura, etnias costumes e histórias, cada povo indígena possui características próprias e isso reflete na maneira como eles se organizam, sob os pontos políticos, econômicos e culturais. A Constituição Federal de 1988, vigente até os dias de hoje, posiciona-se em relação aos índios enquanto população de direitos. Ao discorrer sobre os atos e capítulos (especialmente o título VIII, “Da Ordem Social” e o capítulo VIII “Dos Índios”) o Estado reconhece a organização social, línguas, costumes, crenças, tradições e direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam. Em 1999 foi criado o Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (lei nº 9.836/99, Lei Arouca), formada pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que configuram uma rede de serviços implantados nas terras indígenas para atender essa população, embasado em critérios geográficos, demográficos e culturais e seguindo os princípios do SUS
O texto trata da ideia ideal que temos do que é ser indígena. Essa ideia está associada em grande parte pelas noções eurocêntricas do que é desenvolvimento social.
No entanto os indígenas assim como os demais grupos são diversos e existem de diversas formas, e em diferentes contextos. E costumes diferentes, não necessariamente nos diz sobre melhor ou pior.
Quando pensamos nas comunidades indígenas é necessário nos ultlizarmos do relativismo cultural, que nos diz que n]ao necessariamente algo diferente é pior, e que não é papel da antropologia “medir” o que é desenvolvimento cultural.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/482505