Respostas
Resposta:
Entende-se por racismo no futebol qualquer prática racista (normalmente xingamentos ou algum tipo de sinal) realizada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida.
Explicação:
Resposta:
1-,Casos de Racismo Envolvendo Jogadores Brasileiros - Durante um jogo da Libertadores de 2014, o volante Tinga, ex-Cruzeiro, foi vítima de racismo durante uma partida contra o Real Garcilaso-PER, pela Copa Libertadores da América. A torcida peruana hostilizou o jogador ao imitar sons de macaco quando ele tocava na bola
2- Em 2015, o ginasta Angelo Assumpção foi alvo dos próprios colegas, dias depois de ganhar o ouro na prova de salto da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Os três agressores foram suspensos.
3- Balotelli - Durante a Eurocopa 2012, contra a Croácia, o atacante italiano, de origem ganesa, foi vítima de preconceito da torcida do time adversário, quando uma banana foi arremessada para o campo. Em 2014, Balotelli sofreu 134 mil ofensas racistas por meio de posts nas redes sociais e em 2019, no jogo entre Brescia, ex-time do atacante, e Verona, o italiano chutou a bola na arquibancada dizendo ter escutado ofensas. A partida foi pausada por alguns minutos.
4- Durante um jogo da Libertadores, em 2014, o volante Tinga, na época atuando pelo Cruzeiro, foi vítima de racismo durante uma partida contra o Real Garcilaso, do Peru. A torcida peruana hostilizou o jogador ao imitar sons de macaco quando ele tocava na bola.
5- Em uma partida entre Barcelona e Villarreal, um torcedor adversário jogou uma banana no gramado para ofender Daniel. O jogador comeu a fruta e continuou a partida. Depois do episódio, ele comentou que sofria racismo desde que chegou à Espanha.