Em um pequeno passeio pela praça em frente ao seu prédio, Joaquim encontrou dois pequenos animais,
os observou e anotou os dados abaixo:
• Animal 1: tinha quatro pares de patas, mas não tinha antenas. É um animal muito ágil;
• Animal 2: parecia ter um corpo molengo e gosmento, mas se escondeu na sua concha quando foi
capturado.
Ajude o Joaquim a identificar esses animais, colocando o nome dos grupos taxonômicos que estão
agrupados. Não se esqueça de justificar a sua resposta:
****PFVRR AJUDAAAA É URGENTE****
Respostas
Resposta:
animal 1: aracnídeo
animal 2: gastrópode
Explicação:
Considerando as observações de Joaquim, é possível identificar os grupos taxonômicos mais amplos que as informações que ele deu permitem.
No primeiro caso, do animal 1, é falado que esse animal tem 4 pares de patas, ou seja, 8 patas e que não continham antenas. Dentro do reino animal o grupo que se encaixa nessas características são os Aracnídeos. Dentre as características dos aracnídeos se destacam o fato de possuírem 4 pares de pernas, corpo segmentado e a ausência de antenas. E entre os representantes mais comuns desses grupos se encontram as aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros.
Em relação ao segundo animal, foi falado que ele tinha um corpo molinho e gosmento além de se abrigar dentro de uma concha. Diante das informações, o possível grupo taxonômico desse animal é o grupo gastrópode. O grupo gastrópode é caracterizado por apresentar um corpo frágil e pegajoso além de uma concha, um exoesqueleto de calcário e proteínas em forma helicoidal utilizado para abrigar seu corpo. Dentro desse grupo os representantes mais conhecidos são os caracóis e lesmas.