Sobre a herança das características que são passadas de pais para filhos ou descendentes, é correto afirmar que:
○As características são passadas de pais para filhos através da Lei do Uso e Desuso, defendida por Lamarck
○As características são transmitidas de pais para filhos através do material genético, composto por DNA, que está localizado fora da célula.
○As características são transmitidas de pais para filhos através do processo denominado clonagem.
○As características são transmitidas de pais para filhos através do material genético, composto por DNA, que está localizado no núcleo celular.
Respostas
A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a última, as características são passadas de pais para filhos através do material genético, composto por DNA, que está localizado no núcleo celular.
- E por que as outras estão erradas ?
A primeira alternativa está errada por que Lamarck criou a teoria da Lei do uso e desuso para explicar o motivo de o porque os órgãos que são utilizados em excesso, se desenvolviam, e os que não eram tão usados não se desenvolviam.
- O que ele queria explicar com essa teoria ?
Lamarck queria explicar o motivo de por exemplo os pescoços das girafas se desenvolverem a ponto de alcançar os frutos das árvores para poderem se alimentar, para explicar o motivo de as girafas bebês nascerem com o pescoço longo, Lamarck criou a teoria da herança dos caracteres adquiridos, atualmente, sabemos que essa teoria não é correta, isso porque se por exemplo, uma mãe e um pai que possuem músculos desenvolvidos, não vão passar para um recém nascido a característica de terem os músculos desenvolvidos.
A segunda alternativa está errada, porque o DNA está localizado dentro da célula, dentro do núcleo celular, apesar de ele também ser encontrado nas mitocôndrias (organelas celulares responsáveis pela produção de energia) e nos cloroplastos (organelas celulares presentes nas células vegetais responsáveis pela fotossíntese)
A terceira alternativa está errada, pois a clonagem é um processo em que um indivíduo gera uma cópia de si mesmo, com o mesmo material genético, apesar de possuímos 50% do material genético da nossa mãe e 50% do nosso pai, não somos uma cópia dos nossos progenitores.
Bons estudos e espero ter ajudado