3-Observe os elementos necessários para uma boa leitura de um mapa. Esse mapa abaixo possui todas as informações necessárias. Explique (assinalando) o que significa "Posição Geográfica" nesse exemplo: * 10 pontos
Respostas
Resposta:
Fogo , Água,vento e terra
Explicação:
Confira no resumo de Cartografia quais são os elementos principais que precisam constar de um Mapa. Entenda os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste, de como interpretar mapas
A arte e as técnicas da Cartografia são utilizadas na criação e produção de mapas. A Cartografia profissional exige clareza das informações para que os mapas possam ser interpretados.
Para isso, alguns códigos foram criados para criar uma linguagem internacional capaz de fazer com que a linguagem cartográfica se sobreponha a barreira das línguas.
Elementos fundamentais da Cartografia
Para que a Cartografia cumpra com a função que lhe é atribuída, algumas adequações foram feitas para que os mapas pudessem ter uma linguagem que ultrapassasse a barreira das línguas entre os diferentes povos.
Veja 10 modelos de Redação nota 1000
gapixel
A ideia é que, não importa de onde seja, deve-se conseguir interpretar as informações contidas em um mapa. Para tal, existem elementos fundamentais que todo representação da superfície terrestre deve conter.1Acompanhe essa revisão para acabar com as suas dúvidas e alcançar um excelente desempenho em Geografia no Enem! Os Mapas têm sempre um referencial geográfico para que você possa fazer a leitura correta das informações. Você domina os quatro pontos cardeais? Sabe para onde fica o Norte, o Sul, o Leste, e o Oeste?
A Cartografia e os 4 pontos cardeais na Rosa dos Ventos
A rosa dos ventos serve de instrumento para a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro. Essa ferramenta é formada pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Confira na aula gratuita de Cartografia:
ROSA DOS VENTOS | Resumo de Geografia para o Enem
Muito bom este resumo com o professor Raphael Carrieri. Têm mais aulas com ele no canal do Curso Enem Gratuito.
Após os problemas técnicos terem sido resolvidos, houve necessidade de tornar os mapas possíveis de serem interpretados em qualquer local do mundo, independentemente da língua falada. Isso parece ser uma grande dificuldade e, de fato, é.
No entanto, foi criado um padrão internacional de disposição das informações que permite que possam ser compreendidas ao menos as informações básicas de um mapa.
Para tanto, existem elementos fundamentais dos mapas que são informações e características que todos os mapas devem ter, não importando a que objetivo o mapa se presta. São o título, a legenda, a escala e as convenções cartográficas.
Como identificar esses elementos?
Inicialmente, por mais óbvio que possa parecer, todo mapa tem um título. O título do mapa deve indicar a área que está mapeada e qual o assunto tratado no mapa. Veja o exemplo abaixo:2
http://1.bp.blogspot.com/-kxp9xkd4cls/T6Q2IDF302I/AAAAAAAAAPs/81c2RPp2ACE/s1600/DensPop2000.png
Título dos mapas: Mapa representativo da densidade demográfica no Brasil, com destaque para o título do mapa (em vermelho) e a legenda (em azul).
Observe no mapa acima o título em destaque. Salta aos olhos o local mapeado (Brasil) e o assunto ou informação contida nele (Densidade demográfica), além da data de quando foi gerada a informação (ano 2000).
Em azul, têm-se a legenda em destaque. A legenda é a parte do mapa em que as informações mais importantes para interpretação do mapa estão contidas. No caso do mapa acima, a correspondência entre as cores e a quantidade de habitantes por quilômetro quadrado que nada mais é que a densidade demográfica.
Veja as Notas de Corte do Sisu
gapixel
E quanto aos demais elementos fundamentais da Cartografia?
A escala é uma informação muito importante do ponto de vista técnico que os mapas contêm. Ela é uma expressão matemática ou gráfica que representa a redução da realidade que está sendo representada no mapa.
Observe o mapa abaixo para ficar mais claro:3Escala: Mapa de Portugal com destaque em vermelho para escala gráfica e destaque em azul da escala numérica.
Ambas formas de representação da escala (gráfica, em vermelho, e numérica, em azul) representam rigorosamente a mesma informação: o quanto do espaço geográfico está reduzido numa representação cartográfica.
Finalmente, há as convenções cartográficas. Entende-se como convenção algo que foi elaborado como fruto de um acordo. Nesse caso, o acordo trata de elementos presentes nos mapas que devem ser representados sempre da mesma forma, em qualquer idioma, em qualquer parte do mundo.
Veja a ilustração abaixo:
Agora, que tal você testar