1. Qual é o motivo da morte do eu lirico nas canções de Rui Queimado? 2. A cantiga se refere, com humor, ao próprio ato de fazer canções. Com isso, joga com a me- talinguagem, ou seja, faz-se uma brincadeira que se refere à própria linguagem da cantiga. a) Na cantiga, quem é Rui Queimado: um homem que escreve poemas de amor ou um ho- mem que morre de amor? b) No contexto da cantiga, quem revive após morrer? c) Há casos de atores famosos que relatam terem sido confundidos com suas personagens. Relacione essa situação inusitada com o tema abordado na cantiga. 3.0 eu lirico diz que, se recebesse de Deus o poder que Rui Queimado tem, jamais temeria a morte. Isso é um elogio sincero ou irônico? Por quê? 4. Que aspecto(s) das cantigas de Rui Queimado é (são) alvo do escárnio nessa canção?
Respostas
Resposta: Entrar para comentar
Verificado por especialistas
3.7/5
10
Matheusieti
Muito bom
29 mil respostas
534.3 mi pessoas receberam ajuda
Rui Queimado elucidava o amor a partir do Eu lírico. A partir da sensibilidade que a poesia apresenta ao leitor.
Para ser mais exato, o eu lírico é a voz que elucida a poesia, e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações, que são elencadas pelo autor justamente com o intuito de despertar sentimentos e sensações.
Deste modo, a criação poética necessita de um eu lírico para que o conteúdo seja acessível e se torne mais acessível.
Explicação: falei que voltaria
O¡¡ !!
01_O grande sofrimento por não receber amor da senhora.
02_
a)Ambos.
b)Ninguém. Rui Queimado só “morre” através do eu lírico de suas canções.
c)Na cantiga, há uma confusão proposital e irônica entre o trovador Rui Queimado e o eu lírico de suas cantigas de amor. Desse modo, ficção e realidade são sobrepostas, tal como nas situações em que atores são confundidos com seus personagens.
03_ É um elogio irônico, pois Rui Queimado é um trovador e não o eu lírico que morre e revive em seus poemas.
04_ A demonstração exagerada do amor pela senhora nas cantigas. Professor: Interessante pedir aos alunos para que justifiquem a escolha do alvo da crítica. Talvez como estímulo à discussão, valha a pena fazer com que pensem em tipos sociais, alvos comuns das cantigas de escárnio.
T●●●●;)