Você já ouviu a expressão: Fulano é um excelente artista; esse quadro é uma verdadeira obra de arte; Criança quando está muito quieta é porque está fazendo arte; vou fazer um curso de artes marciais; O artista daquela novela trabalha muito bem; ela faz blusas de crochê que são verdadeiras obras de arte; O endereço que você procura é perto do museu de arte; Estes soldados conhecem a arte da guerra.... E por aí vai... Você acha que todos esses exemplos a palavra “arte”, “artista” “obra de arte” estão se referindo sempre a mesma ideia: Por que?
Respostas
Resposta:
Não se referem a mesma ideia, pois cada um tem um contexto dentro do ocorrido na conversa.
"Fulano é um excelente artista" se refere ao fato dele fazer bem o seu trabalho, no caso do meu esposo que é quadrinista e ilustrador (faz história em quadrinhos), diagramador e capista de livros (faz artes para capas de livros e faz uma ótima estética das fontes e miolo dos livros) ele realmente é um excelente artista, mas não um artista mundialmente conhecido e famoso como um Vincent Van Gogh (que por sinal também só foi reconhecido após sua morte como a maioria de outros artistas).
"Criança quando está muito quieta é porque está fazendo arte" já quer dizer que a criança está fazendo alguma bagunça.
"Ela faz blusas de crochê que são verdadeiras obras de arte" significa que a pessoa faz roupas belíssimas, mas isso não faz dela uma artista e sim uma ótima artesã
"Estes soldados conhecem a arte da guerra" esse exemplo então, é o mais distante de todos quando se refere a arte. Refere-se ao fato dos soldados serem bem treinados e saberem bem como ganhar uma guerra, em outras palavras tem habilidades de bolarem planos pra emboscadas, conquista de territórios ou algo do interesse deles ou impedir que outros invadam nosso território e tragam a guerra pra cá, mesmo que isso signifique tirar outras vidas para conseguirem seus objetivos.
Portanto, a palavra “arte”, “artista” “obra de arte” não estão se referindo sempre a mesma ideia
Explicação: