Leia o texto a seguir para responder.
Não se pode numerar nem compreender a multidão de bárbaro gentio que semeou a natureza por toda esta terra do Brasil; porque ninguém pode pelo sertão dentro caminhar seguro, nem passar por terra onde não acha povoações de índios armados contra todas as nações humanas, e assim como são muitos permitiu Deus que fossem contrários uns dos outros, e que houvesse entre eles grandes ódios e discórdias, porque se assim não fosse os portugueses não poderiam viver na terra nem seria possível conquistar tamanho poder de gente.
Havia muitos destes índios pela Costa junto das Capitanias, tudo enfim estava cheio deles quando começaram os portugueses a povoar a terra; mas porque os mesmos índios se alevantaram contra eles e faziam-lhes muitas traições, os governadores e capitães da terra destruíram-nos pouco a pouco e mataram muitos deles, outros fugiram pera o Sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns índios destes nas aldeias que são de paz, e amigos dos portugueses.
A língua deste gentio toda pela Costa é, uma: carece de três letras – scilicet, não se acha nela F, nem L, nem R, cousa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneira vivem sem Justiça e desordenadamente.
GANDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil. In: GANDAVO,
Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil/História da Província Santa Cruz. Belo
Horizonte:Itatiaia/São Paulo: Edusp, 1980. p. 52.
Scilicet: expressão em latim que quer dizer “a saber”.
a) Segundo o texto, qual era a vantagem, para os portugueses, de serem os indígenas “contrários uns dos outros”?
b) Qual o argumento utilizado pelo autor para justificar a dominação portuguesa?
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
letra A) porque se assim não fosse os portugueses não poderiam viver na terra nem seria possível conquistar tamanho poder de gente.
respondido por:
0
Resposta:
letra A
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás