“[...] tratamos do sistema linguístico da língua brasileira de sinais (Libras), considerando-a como forma de comunicação e expressão, dotada de uma estrutura gramatical própria”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2019 p. 79. Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: Aspectos Fundamentais, sobre o termo Libras, assinale a alternativa correta: A O termo Libras representa a língua de sinais utilizada pelas comunidades surdas do mundo todo, pois é um sistema linguístico universal. B No que se refere ás línguas de sinais, temos no Brasil apenas um único sistema linguístico, a Libras. C Além da Libras, a ASL, a LSA e a BSL são exemplos de línguas de sinais existentes no Brasil. D Temos no Brasil, além da Libras, a língua de sinais urubu-caapor brasileira, utilizada pela comunidade indígena homônima. E As línguas de sinais, por sua natureza artificial, não apresentam os mesmos elementos gramaticais presentes nas línguas orais.
Respostas
As Línguas de Sinais (ou línguas gestuais) são visuais, naturais, autônomas e apresentam palavras e gramática próprias (ALTERNATIVA E).
A premissa A está incorreta, pois cada língua de sinais corresponde a uma localidade, não sendo uma língua visual universal.
As premissas B e C estão erradas, porque há uma Língua de Sinais no Brasil, na França e na Inglaterra, por exemplo. Cada uma dessas línguas gestuais possuem características próprias.
A premissa D é incorreta, porque, para se utilizar a Língua de Sinais, necessita-se usar gestos corpóreos, incluindo sinais visuais e articulações da face, expressando as emoções e os sentimentos pelos órgãos externos.
Sua realização é feita pela leitura orofacial, que pressupõe o uso dos lábios, além dos gestos faciais e corporais.
Saiba mais sobre Libras em: brainly.com.br/tarefa/23930290
Resposta:
OPÇÃO D
Explicação:
“No que se refere às línguas de sinais, temos no Brasil, além da Libras, a língua de sinais urubu-caapor brasileira, utilizada pela comunidade indígena homônima, localizada no Estado do Maranhão”
(Livro-base, p. 79-80 LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2019).