A escola pública, além de formar o homem do mundo moderno, do ponto de vista técnico-profissional, deveria prepará-lo, também, para a democracia. Assim, a escola pública cumpriria um duplo papel na ordem capitalista: formar a mão-de-obra necessária ao desenvolvimento econômico da nação e exercer um rigoroso controle social.
MONARCHA, C (Org.). Anísio Teixeira: a obra de uma vida. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 24.
Em síntese, Anísio Teixeira refere-se ao ideário liberal, que teve grande influência no pensamento pedagógico brasileiro. Assinale a alternativa correta, a respeito do Ideário Liberal:
Escolha uma opção:
a. Criou o Ministério da Instrução Correios e Telégrafos, que durou apenas dois anos, e a educação passou a ser incumbência do Ministério da Justiça. Fundou também o Pedagogium (centro de aperfeiçoamento do Magistério).
(X)b. Representou a luta ideológica dos reformadores, a consciência e o compromisso por uma educação que refletisse as mudanças econômicas, políticas e sociais ocorridas nas últimas décadas no país, em prol de um modelo marxista de educação.
c. O pensamento liberal na educação vinculou o modelo educacional ao econômico-político de caráter essencialmente burguês, comunista e anarquista.
d. O ideário liberal, no pensamento pedagógico, era que a educação nacional necessita ser democrática, humana e geral, leiga e gratuita, e deveria lutar pelo fim das classes sociais.
e. A organização escolar, no contexto do final do século 19, era estabelecida por teorias liberais e positivistas, em decorrência das transformações sociais e políticas no país. Ocorreu uma série de mudanças que culminariam, no início do século 20, na Proclamação da República no Brasil.
Respostas
Resposta:
Resposta correta E
Explicação:
A organização escolar, no contexto do final do século 19, era estabelecida por teorias liberais e positivistas, em decorrência das transformações sociais e políticas no país. Ocorreu uma série de mudanças que culminariam, no início do século 20, na Proclamação da República no Brasil.
O final do século XIX no Brasil foi marcado pela influência das correntes positivistas e liberais. Logo, a alternativa E deve ser assinalada.
A República foi proclamada contando com o lema "ordem e progresso", tipicamente positivista. Mas o que é o positivismo?
O positivismo é uma corrente filosófica que surge na FRANÇA no século XIX, fundada por Auguste Comte.
1- Diversamente do idealismo, o positivismo reivindica o primado da ciencia: nós conhecemos somente aquilo que as ciências nos dão a conhecer, pois o único método de conhecimento é o das ciências naturais.
2- Esse método vale tanto para o estudo da natureza quanto para o da sociedade. Logo, a sociologia é fruto qualificado do programa filosófico positivista.
3- O positivismo não só afirma a unidade do método cientifico e o primado desse método como instrumento cognoscitivo, mas também exalta a ciencia como o único meio em condições de resolver, ao longo do tempo, todos os problemas humanos e sociais que até então haviam atormentado a humanidade.
4- Logo, há um clima de otimismo geral e a certeza do progresso incontível (concebido como fruto da engenhosidade e do trabalho humano ou, por vezes, visto como caminho necessário e automático da humanidade)
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/5377193