• Matéria: História
  • Autor: natalyaabreu8
  • Perguntado 4 anos atrás

Como o governo federal através do Exército enfrentou e combateu os povoados do Contestado?


Anônimo: boa noite
jacobnascif: boa noite

Respostas

respondido por: jacobnascif
2

Resposta:

como os bandeirantes

Explicação:

*espero ter ajudado

respondido por: tadsonmuniz
1

Resposta:Em 1901, o governo de Santa Catarina impetrou uma ação judicial de ... Dois embargos oferecidos pelo Paraná foram rejeitados pela Alta Corte, que em novo ... conflagrada, ao mesmo tempo que solicitava o auxílio do governo federal. ... Combatendo em terreno adverso, contra inimigo solerte tocaiado na mata

Explicação:As tropas federais sediadas no Paraná e em Santa Catarina eram subordinadas à 11ª Região Militar, cujo comando ficava em Curitiba. As unidades estavam distribuídas, além da capital, pelas guarnições de Florianópolis, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Castro.

 

Ao receber a ordem do Ministro da Guerra para auxiliar a milícia estadual, o General Inspetor da 11ª Região Militar determinou, em 11 de outubro de 1912, o deslocamento de um contingente, comandado pelo Tenente-Coronel Álvaro Pedreira Franco, para Caçador, Santa Catarina, a fim de proteger esta região dos fanáticos que se retirariam de Palmas.

 

A força viajou por ferrovia e chegou a 28 do mesmo mês, acampando em Erval, sem tomar contacto com os crentes do Monge. Diante da gravidade dos acontecimentos em Palmas, a 11ª Região Militar ordenou que um destacamento constituído por elementos do 5º Regimento de Infantaria, de Curitiba, com o reforço de algumas peças de artilharia e alguns elementos de cavalaria, marchasse para Palmas a fim de cooperar com a polícia na redução e dispersão do foco de fanáticos na área do Contestado. Se necessário, o 54º Batalhão de Caçadores, de Florianópolis, também auxiliaria.

 

Três dias após o recebimento da ordem o Coronel Antônio Sebastião Basílio Pyrrho organizou a coluna e embarcou por ferrovia para União da Vitória. Nesta localidade incorporou-se ao seu grupamento o Tenente-Coronel Álvaro Pedreira Franco, que estivera em Caçador e Erval.

 

Nos primeiros dias de novembro, a força, que já contava com mais de mil homens, deslocou-se ao longo da rodovia União da Vitória – Palmas. Adotando os princípios táticos vigentes na época, efetuou reconhecimentos cuidadosos na região Palmas – Irani. Gastou dois meses nesta tarefa, sem encontrar os fanáticos. Recebendo informações de que haviam partido para o interior catarinense e se dispersado, a coluna recolheu-se aos quartéis. Um contingente policial permaneceu em Palmas e elementos do 5º Regimento de Infantaria estacionaram em União da Vitória.


jacobnascif: muito bom
Perguntas similares