• Matéria: Pedagogia
  • Autor: pattycrys2009
  • Perguntado 4 anos atrás

“A vontade é, em todas as ações, uma lei para si mesma, caracteriza apenas o princípio de não agir segundo outra máxima que não seja aquela que possa ter-se a si mesma por objeto como lei universal. (Kant)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 92 Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o imperativo categórico formulado por Kant analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta: A O verdadeiro imperativo moral deve ser um imperativo categórico, que se impõe por si mesmo independentemente de qualquer finalidade contingente. B O imperativo categórico é um princípio fundado nas éticas eudemonistas, pois afirma a busca pelo prazer. C Kant iria gostar de viver na pós-modernidade, pois para ele a moral é relativa aos desejos do indivíduo e não tem nada de universal. D Kant formula o imperativo categórico baseado na individualidades das leis: “Age apenas segundo o seu coração". E O imperativo categórico em Kant é o imperativo dos sentimentos do cidadão.

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

A alternativa D é a que melhor se refere ao imperativo categórico segundo Kant e sua relação com a filosofia aplicada na sociedade.

Kant desenvolveu um caminho que não seguia nem o empirismo de Hume e o racionalismo de Descartes, refletindo diretamente em um conhecimento prévio, que surge sem a necessidade de experiências profundas.

Vale ressaltar que ela explica que o empirismo está envolvido em crenças enquanto o racionalismo partia de um pressuposto equivalente, onde o indivíduo deve alcançar sem precisar de uma análise complexa do assunto, explicando também como a ética funciona.

Perguntas similares