a) De acordo com o texto, ainda existem reflexos do período da escravidão atualmente? É pos- sível verificar permanências em relação à situação do negro recém-liberto em 1888 e na socie dade brasileira da atualidade? Cite exemplos do racismo estrutural em nossa sociedade.
b)Há quem hoje negue a existência de racismo no Brasil. A crença de que vivemos no país uma democracia plena, que se estende à todas as pessoas independentemente de sua origer étnica, é chamada de "dernocracia racial". Quais são as condições socioeconômicas do neg na sociedade brasileira contemporânea? É possível afirmar a existência da democracia racial?
Respostas
a) falas e hábitos pejorativos e incorporados ao nosso cotidiano tendem a reforçar essa forma de racismo, visto que promovem a exclusão e preconceito mesmo que indiretamente. Ex: "amanhã é dia de branco" "criado mudo" entre outros.
b) as condições socioeconômicas da população negra atualmente não é boa, apesar de ter conquistado muitos direitos e espaço na sociedade, ainda sim, obstáculos tão pejorativos e primitivos como o racismo, ainda persistem nos dias de hoje, e são originários do período colonial em que, não existia racismo, e sim, superioridade racial, em que o branco dominava o negro, que, geralmente, fazia parte das populações de índios e africanos que eram dominados e escravizados. Felizmente hoje em dia não é mais assim, mas ainda sim, democracia racial é equivocada, pois hoje em dia os negros ainda sofrem preconceito, e raramente conseguem cargos formais dignos, pelo menos, não tão facilmente quanto a população branca.