• Matéria: Química
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

Nos municípios onde foi detectada a resistência do Aedes aegypti, o larvicida tradicional será substituído por outro com concentração de 2 mol/L de um novo princípio ativo. A vantagem desse segundo larvicida é que uma pequena quantidade da emulsão apresenta alta capacidade de atuação, o que permitirá a condução de baixo volume de larvicida pelo agente de combate às endemias. Para evitar erros de manipulação, esse novo larvicida será fornecido em frascos plásticos e, para uso em campo, todo o seu conteúdo deve ser diluído em água até o volume final de um litro. O objetivo é obter uma concentração final de 0,01 mol/L em volume do princípio ativo.

Que volume de larvicida deve conter o frasco plástico?

2,5 mL
5 mL
10 mL
1,0 mL
0,5 mL

Respostas

respondido por: lucelialuisa
4

Deve ser usado 5,0 mL do larvicida (Alternativa B).

Esse é um exercício de diluição, onde temos uma concentração inicial que é diminuída a uma concentração final menor devido ao aumento de solvente, nesse caso a água, porem, manutenção do número de mols do soluto, logo, podemos escrever que:

ni = nf

Mi . Vi = Mf . Vf

Temos que o larvicida possui uma concentração inicial de 2 mol/L e vai ser diluído a 1 L com uma concentração final de 0,01 mol/L. Para isso, deve ser adicionado o seguinte volume do mesmo:

(2 mol/L) . Vi = (0,01 mol/L) . (1 L)

Vi = 0,005 L = 5,0 mL

Espero ter ajudado!

Perguntas similares