Os frutos da pupunha têm cerca de 1g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados. A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu-se porque houve
a) expressão de genes de resistência a patógenos.
b) introdução de novos genes.
c) diminuição da uniformidade genética.
d) aumento da frequência de alelos de interesse.
e) redução da pressão de mutação.
Respostas
Resposta:
letra d
Explicação:
espero ter ajudado
Ocorreu uma seleção artificial dos frutos mais atrativos e consequentemente dos alelos de interesse. Letra D é a correta.
Seleção artificial
A seleção artificial ocorre por interferência humana. São escolhidas características que interessam mais aos seres humanos e os indivíduos que apresentam essas características são beneficiados.
No caso da pupunha, houve uma seleção artificial não intencional. Os povos indígenas traziam das matas os frutos maiores e mais saborosos. As sementes desses frutos eram eliminadas e geravam novas árvores.
Essas árvores também produziam frutos maiores e mais saborosos do que as silvestres. Com o passar dos anos, após várias gerações de seleção dos melhores frutos, a variedade domesticada passou a ser maior.
Ocorreu, portanto, uma seleção das características mais atrativas para os humanos e os alelos que conferem essas características tiveram sua frequência aumentada na população.
Veja mais sobre seleção artificial: https://brainly.com.br/tarefa/53540653
#SPJ2