• Matéria: Geografia
  • Autor: duda4938
  • Perguntado 4 anos atrás

Explique quais os fatores justificam a baixa

quantidade da PEA nos setores Primário e

Secundário da economia, no ano de 1991.​

Respostas

respondido por: tibesmaria
4

Resposta:

A População Economicamente Ativa (PEA) é formada pela população trabalhadora com idade entre 10 e 65 anos (no Brasil) que recebem remuneração salarial pela venda de sua força de trabalho, incluindo também as pessoas que estejam temporariamente desempregadas. Há países com maior desenvolvimento econômico que consideram integrantes da PEA as pessoas entre 15 e 60 anos. Também é contabilizada a População Economicamente Inativa (PEI) que se encontram as crianças com menos de 10 anos, aposentados, idosos e pessoas desempregadas que não estão em busca de emprego.

Sendo assim há duas classificações feitas pelo IBGE que determinam as pessoas integrantes da PEA como População Ocupada e População Desocupada. A População Ocupada se refere as pessoas que trabalham, sendo divididas entre:

Empregados: pessoas que trabalham para alguém, com jornada de trabalho em troca de remuneração econômica, podendo ser em dinheiro, moradia, alimentação, etc. Nessa categoria também estão os militares e cargos relacionados à igreja;

Empregadores: pessoas que exploram atividade econômica de outra, ou exercem algum oficio que necessitem de auxílio de um empregado;

Conta Própria: pessoas que exercem alguma profissão sem auxílio de empregados;

Não Remunerados: pessoas que trabalham menos de 15h por semana e que não recebem salário de fato pelo oficio, sendo considerados estagiários e aprendizes.

Explicação:

espero ter ajudado.

Perguntas similares