1) Cite exemplos de atividades lúdicas que podem ser trabalhadas com crianças e adolescente para a conscientização da higiene bucal.
Respostas
Resposta:
1) Pedir aos alunos que façam um desenho onde expressem o que elas acham que um dentista faz.
2) Pedir aos alunos que se sentem no chão, em duplas, um em frente ao outro. O primeiro “examina” a boca do outro, invertendo-se os papéis em seguida. Pedir que observem o formato dos dentes, sua cor, se existem cáries ou não, a cor da língua, o tamanho dos dentes etc. Se necessário explicar como esses aspectos podem ser observados. Cada aluno deverá, após o “exame” da boca de seu colega, fazer um desenho do que viu.
3) Distribuir o papel e o giz para as crianças, fazendo a seguinte proposta: “desenhem como vocês imaginam o bicho da cárie “.
Explicação:
Essas atividades para serem significativas devem:
a) partir do conhecimento prévio que o aluno traz a respeito do tema a ser trabalhado, do que gostaria de saber, suas dúvidas, curiosidades etc;
b) propiciar ao aluno constantes processos de interação entre: aluno-aluno, aluno-adulto, aluno-objeto de conhecimento. É a partir desses processos de socialização do saber que ocorrem trocas de conhecimentos entre os indivíduos e, é no confronto de hipóteses diferentes que o conhecimento vai sendo construído.
c) trabalhar com o interesse do aluno. A partir do interesse são desencadeadas ações que levam à busca do conhecimento.
As atividades que são mais prazerosas e mais ricas são sempre sustentadas por algum tipo de motivação. É muito difícil pedir que uma criança se empenhe numa atividade de aprendizagem se ela não vê interesse algum na atividade. Então é necessário pensar no que seja esse interesse. Pode-se admitir pelo menos dois tipos de interesse: o imediato e o diferido.