"(...) os sentimentos não podem ser ignorados, não importa que pareçam injustos ou ingratos. Gostaria de andar de bicicleta, dançar, assoviar, olhar o mundo, me sentir jovem e saber que sou livre, mas não posso deixar isso transparecer. (...) Algumas vezes me pergunto se alguém algum dia entenderá o que estou dizendo, se alguém deixaria de lado a minha ingratidão e não se importaria se sou judia, e apenas me visse como uma adolescente que precisa demais de uma simples diversão." (FRANK, 2005, p. 164).
A citação anterior foi retirada da obra "O diário de Anne Frank", um relato feito por uma adolescente judia que viveu confinada durante a ocupação nazista. Nesse caso, os horrores que ocorreram durante regimes como o nazismo, por exemplo, refletem aspectos salientados por pensadores da Escola de Frankfurt, como Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973). A partir dessa relação entre a obra mencionada e os filósofos destacados, responda:
Respostas
A alternativa D é a que melhor se apresenta como correta, ela dialoga sobre as ideias de Horkheimer e sua relaxação com a filosofia.
Bem, para Adorno, a indústria cultural passou a lidar com a sociedade através dos mecanismos de publicidade e marketing que direcionam aquilo que a população deve consumir.
Podemos citar dentre esses fatores, a indústria do comércio, da moda, do audiovisual, entre outros para analisar como a indústria cultural liga o indivíduo ao que ela quer que ele consuma, estando todos nós inseridos nesse contexto, pois ela não abrange apenas uma sociedade, mas o mundo inteiro, principalmente nos países ocidentais.
As alternativas são:
a:. veiculação de uma cultura heterogênea pelos meios de comunicação de massa.
b. capacidade de pensamento crítico e autônomo promovida pelo advento dos meios de comunicação de massa.
c. desinformação dos consumidores que desatentos consomem produtos de indústrias não idoneas.
d. alienação da realidade ocasionada pela produção de bens culturais voltados para o consumo de massa.
e. diversificação dos gostos produzida pelos meios de comunicação de massa.