Respostas
Esta é uma obra cubista, incluindo figuras geometricamente decompostas. Usando uma atmosfera do absurdo, Picasso cria uma estrutura triangular no centro da tela através de linhas e formas.
O cavalo e o touro são dois elementos que ganham bastante destaque no quadro, sendo muito populares na cultura espanhola.
Uma possível interpretação é que a presença desses animais represente uma afronta à cultura do país, uma tentativa de destruir os ideais defendidos pelos cidadãos espanhóis.
Além disso, também é possível ver o horror causado nos seres humanos exibidos na tela. Basta reparar nos personagens em destaque:
*anexo
1. Pessoa caída no chão apresenta as mãos abertas como um pedido de ajuda. (destaque em vermelho)
2. A mãe que chora a morte do filho sem vida em seus braços. A imagem faz uma alusão à figura de Maria com Jesus morto em seu colo, como na obra Pietá. (destaque em verde)
3. Figura em desespero sendo consumida pelas chamas. Reflete o poder destruidor do fogo originado pelo bombardeio. (destaque em amarelo)
4. A mulher com a perna ferida que tenta fugir do caos da guerra. (destaque em azul)
5. A mulher com um lampião, que parece iluminar o resto da cena. Esse elemento é reconhecido como um símbolo de esperança em meio a todo o horror. (destaque em lilás)
A espada quebrada representa a derrota do povo, enquanto os edifícios em chamas indicam o extermínio não apenas em Guernica, mas a destruição causada pela Guerra Civil.
Espero ter ajudado :)