Para que a independência dos EUA (1776) ocorresse, não foi preciso apenas vencer a sua antiga metrópole, a Inglaterra. Foi, antes disso, preciso estipular os meios para que as, então, 13 colônias inglesas da América do Norte aceitassem ingressar em um único projeto de nação. A solução encontrada foi a formulação de uma união federalista. Sobre a importância do pacto federalista para este processo histórico, marque a opção correta.
Escolha uma opção:
a.
O pacto federalista expressa a fórmula nacional dos Estados Unidos e foi determinante para a união das 13 colônias em uma só nação independente, pois permitiu ao Norte implementar sua política industrialista e liberal em todo o país, encerrando a chamada "plantation".
b.
O federalismo estipulava os limites da União e os direitos de cada estado, sua principal motivação foi a determinação de que, apesar de reconhecer as liberdades e tradições de cada estado, em nenhum deles se poderia praticar a escravidão.
c.
O federalismo implicava em uma grande força do poder central sobre os estados, que não teriam autonomia para decidir sobre questões polêmicas (como a pena de morte ou a escravidão) sozinhos.
d.
É possível dizer que o federalismo foi determinante para a formação de um único país, pois conciliou os diferentes interesses das elites coloniais, permitindo aos colonos Sul o direito de continuarem a praticar a escravidão e garantindo, assim, a sua adesão ao processo de independência.
Respostas
Resposta:
A Independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776 e colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias (nome pelo qual a região era conhecida nesse período) e a Inglaterra. Com essa conquista, os Estados Unidos transformaram-se na primeira nação do continente americano a ter sua independência.
A nova nação que surgiu foi construída em um modelo republicano e federalista e inspirada pelos ideais iluministas que defendiam as liberdades individuais e o livre comércio, por exemplo. De toda forma, a Independência dos EUA foi encabeçada pela elite colonial, insatisfeita com a forma como a Inglaterra tratava os colonos.
A Independência dos EUA e o modelo de nação desenvolvido pelos norte-americanos no século XVIII serviram de inspiração para outras nações do continente americano. A República instaurada no Brasil, a partir de 1889, por exemplo, inspirou-se claramente no modelo norte-americano.
Explicação: