O tecido adiposo em presença de insulina capta glicose por meio do transportador GLUT 4. A elevação na concentração de glicose intracelular nos adipócitos ativa a via glicolítica. A via glicolítica no tecido adiposo tem por objetivo: Prover gliceroldeído 3-fosfato para síntese de glicose; Prover gliceraldeído 3-fosfato para síntese de triacilglicerol; Prover glicerol 3-fosfato para síntese de triacilglicerol. Prover piruvato, posteriormente convertido a acetil-CoA que é oxidado a CO2 e H2O será oxidado para fornecer energia; Prover intermediários para síntese de glicose;
Respostas
Resposta:
Prover piruvato, posteriormente convertido a acetil-CoA que é oxidado a CO2 e H2O será oxidado para fornecer energia;
Explicação:
A glicose é parcialmente oxidada, na glicólise, em duas moléculas de piruvato, gerando ATP através da fosforilação e NADH. Após a degradação da glicose, as moléculas de piruvato entram no ciclo de Krebs, dando continuidade à segunda parte da degradação da glicose.
A glicólise é um processo que ocorre sem a presença de oxigênio e que tem como produto final ATP e ácido pirúvico.
De uma maneira simplificada, a hidrólise pode ser definida como uma reação em que ocorre a quebra de uma molécula em presença de água. Na hidrólise de ATP, observa-se ao final do processo a produção de energia livre, que vai ser constantemente utilizada pela célula.
Resposta:
Prover glicerol 3-fosfato para síntese de triacilglicerol.
Explicação:
Corrigido pelo AVA