2- Em que sentido ocorre o movimento de rotação?
3. O que ocorre com o Sol graças ao movimento de rotação?
4- O que acontece para um observador fixo em relação ao Sol?
5- Que nome recebe esse fenômeno que para um observador fixo parece que o Sol está em movimento?
6- Qual é a principal consequência do movimento de rotação?
7- O que ocorre em determinado momento com as faces da Terra?
8- O que é translação?
9- No que resulta a distribuição desigual de luz e calor do Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano?
10- O que ocorre nos hemisférios da Terra em relação às estações do ano?
Respostas
Resposta:2.direita, 3.dias e noites,5.movimento aparente do Sol.
Explicação: 2.Isso quer dizer que a Terra gira no sentido oeste-leste, o que faz com que o movimento aparente do sol, para nós, seja do leste para o oeste. ... A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites.
3.Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.
4.Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele e todos os passageiros se aproximam de você. Logo, percebemos então que o conjunto: ônibus, passageiros e motorista, se movimenta.
As pessoas que estão dentro do ônibus não percebem o motorista nem se afastar e nem se aproximar, para eles (passageiros) o motorista está quieto, ou seja, está em repouso.
Vemos então que para um mesmo evento simultâneo as condições de movimento e repouso são relativas e dependem de quem as observa.
Faça o seguinte: deite sobre sua cama e fique quietinho. Agora faça a seguinte pergunta a si mesmo: Estou em movimento ou em repouso? Se você responder a pergunta com relação à cama na qual está deitado, com certeza você estará em repouso. Agora, imagine que há um observador no Sol e de lá ele vê você deitadinho em sua cama; como a Terra gira em torno do Sol e você está sobre a Terra, logo ele perceberá você em movimento.
Vemos então que para um determinado corpo estar em movimento, a sua posição deve ser mudada no decurso do tempo com relação a um observador; e para um determinado corpo estar em repouso, a sua posição não deve mudar no decurso do tempo com relação a um observador.
Quando escolhemos um observador para a determinação e identificação do estado de repouso ou movimento de um corpo, estamos estabelecendo o referencial ou o sistema de referências em que um evento será analisado.
Conclui-se que movimento e repouso são relativos, ou seja, dependem do sistema de referência adotado.
5.Apesar de sabermos disso tudo, a impressão que temos ao observar o Sol é de que ele realmente está se movendo em torno de nós. Sendo assim, chamamos esse movimento de movimento aparente do Sol.
6.A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.
7.Sabemos que a Terra assim como os demais corpos celestes não são estáticos, portanto eles realizam movimentos. Os movimentos da Terra são responsáveis por fenômenos astronômicos, como solstícios e equinócios, a existência do dia e da noite, a contagem do ano, entre outros. Entendê-los é fundamental para compreender a complexidade e dinamicidade do Universo.
A Terra realiza diversos movimentos, contudo, nem todos produzem efeito direto em nossas vidas, por isso passam despercebidos. Há dois principais movimentos realizados concomitantemente cujas consequências são sentidas e vividas diariamente por nós. São eles:
Rotação
Translação
8.Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval).
9.A distribuição desigual de luz e calor do Sol nos dois hemisférios ao longo de um ano determina as quatro estações, que têm início nos equinócios e solstícios. ... O dia e a noite têm a mesma duração, já que a iluminação é igual nos dois hemisférios.
10.A incidência dos raios solares de maneira desigual nos hemisférios marca o solstício de verão em um hemisfério e o solstício de inverno em outro. A incidência dos raios solares perpendicularmente sobre a linha do Equador faz com que os dois hemisférios recebem igualmente a radiação solar.
Inverno: 20 de junho de 2020 às 18h44min*
Primavera: 22 de setembro de 2020 às 10h31...
Outono: 20 de março de 2020 às 00h50min*
Verão: 21 de dezembro de 2020 às 07h02min*