1- explique porque o período regencial ficou conhecido como um dos momentos mais turbulentos politicamente da história do país?
2- explique o que era a guarda nacional:
alguém me ajuda por favor
Respostas
1ª questão: Ocorrido entre os anos de 1831 a 1840 - que vai da abdicação de D. Pedro I à coroação de D. Pedro II -, o Brasil viveu o chamado Período Regencial. Alguns historiadores o reconhecem como "experiência republicana", visto que os regentes eram eleitos para ocupar o Executivo, tinham mandatos temporários e não exerciam o Poder Moderador. Esse período, no entanto, foi marcado por grande instabilidade política, uma vez que o vazio de poder, decorrente da ausência de um rei, provocou a eclosão de levantes e guerras separatistas nas porções Norte, Nordeste e Sul do país. Além disso, a falta de identidade nacional - fator que promoveria o sentimento de unidade entre as regiões - também configurou-se como fator importante para o surgimento dessas revoltas. Em suma, nesse momento, as pessoas não se sentiam parte de uma "nação brasileira", mas sim da província à qual pertenciam.
2ª questão: Composta de cidadãos de alta renda, a Guarda Nacional surgiu como uma força militar que servia de instrumento repressor contra as insurgências políticas e sociais existentes no Período Regencial, ou seja, abafava revoltas. Dando título honorário de coronel para parte dos fazendeiros, esses assumiam o controle das milícias regionais. Essa instituição, além de cumprir com um importante papel controlador e indicar o excessivo poder das elites, foi responsável pelo enfraquecimento do Exército Brasileiro, visto que aqueles que participassem da nova força seriam dispensados dos compromissos com as tropas nacionais.