• Matéria: Português
  • Autor: erikasilvasvit
  • Perguntado 4 anos atrás

Me ajudem por favor!!!!!!


O QUE É SER JORNALISTA, HOJE?

Já não é mais o repórter com bloco de notas e caneta na mão, a imagem clássica. Não é ele o único que faz a notícia. É o fotografo que documenta flashes de uma realidade. É o cinegrafista que registra uma cena. O programador que monta um infográfico animado. Quem cria um projeto de realidade virtual para tornar visível algo que o repórter não viu, o fotógrafo e o cinegrafista não conseguiram documentar e finalmente o designer que vai arrumar tudo isto numa página web criando alternativas de visualização personalizadas.

Não estamos mais diante de um único responsável pela produção de uma notícia, reportagem ou entrevista, mas de uma equipe de jornalistas especializados, o que altera consideravelmente o conjunto de rotinas, regras e valores no exercício da atividade. Mas o jornalismo ainda vive a cultura centralizadora do repórter ao qual são atribuídas as virtudes, responsabilidades e problemas da profissão. O repórter é, geralmente, quem sinaliza o que pode vir a ser um conteúdo de interesse e utilidade para o público, mas ele não determina mais como e quando este conteúdo será distribuído.

O jornalismo da era digital é praticado hoje por grupos de pessoas, atores na linguagem acadêmica, o que implica pesquisar tanto cada um dos indivíduos da equipe como o seu conjunto, já que existem diferenças de comportamentos. O caráter coletivo da produção jornalística contemporânea faz com que os demais atores não possam mais ser considerados periféricos ou menos importantes na escala de valores da profissão.


Em seu artigo, Carlos Castilho explicita aspectos que envolvem a produção jornalística na atualidade. Nesse sentido, aponta, como importante característica do novo modelo, o trabalho



A) pautado nas virtudes, responsabilidades e problemas na busca de conteúdos de interesse do público.



B) produzido pelo jornalismo digital, dotado de linguagem acadêmica e princípios de igualdade entre os jornalistas.



C) gerado em prol de um objetivo comum, com profissionais variados, especializados e com diferentes comportamentos.


D) realizado pelos que ainda utilizam caneta e bloco de notas, em referência à imagem clássica dos antigos jornalistas.

Respostas

respondido por: matheusyudi2020
1

Resposta:

a

Explicação:

pq sim, tchubiraundaundaun

Perguntas similares