Respostas
Resposta:
Passando atividades e fazendo perguntas
Resposta:
Durante a década de 20, o psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1924) criou a concepção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que influencia consideravelmente o trabalho docente até os dias de hoje. Vygotsky é considerado um dos principais estudiosos do campo do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e sua abordagem foi chamada de socioconstrutivista porque para ele em todo processo de interação entre indivíduos existe aprendizagem.
Basicamente, a ZDP é a distância existente entre o que a criança consegue fazer de forma independente e o que ela consegue realizar de forma assistida ou com o auxílio do professor, pais ou outra criança em um nível de desenvolvimento mais avançado.
Para que o professor possa identificar a Zona de Desenvolvimento Proximal de seus alunos é preciso que ele conheça também os conceitos de desenvolvimento real, que é aquele já consolidado pela criança, e desenvolvimento potencial, que diz respeito ao que a criança consegue realizar de forma assistida. A ZDP é o intervalo entre esses dois níveis de desenvolvimento.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Aplicação prática da teoria em sala de aula
O desenvolvimento proximal ou possível de uma criança é aquele que ela desenvolve encontrando-se em um ambiente de ensino com condições e contexto favoráveis ao seu aprendizado. Para criar esse ambiente, é essencial que o professor estimule a interação entre alunos. Se uma criança consegue desenvolver uma tarefa mais complexa com a ajuda de alguém, naturalmente para ela será mais fácil entender a linguagem de um colega mais experiente do que a de um adulto. Por isso a troca de conhecimento entre alunos é interessante e deve ser encorajada
Explicação:
espero ter ajudado