Alguém me ajudaaasaaaa
Respostas
Resposta:
naoo fasso ideia da respostaaa
Nós podemos definir o juro como uma taxa de crescimento ao longo do tempo, pode ser em anos, meses, semanas, segundos e assim por diante, porém, os mais usados são anos e meses.
O juro é muito usado em vendas e poupanças, por exemplo, quando alguma loja vende um produto parcelado e sem juros, quer dizer que não haverá acréscimos nas parcelas, logo, o preço se manterá o mesmo.
Essa ideia de termos um preço inicial é crucial, pois a quantidade acrescentada dependerá fortemente desse valor, como veremos.
Com tudo isso, podemos partir para como calcula-lo. Assim, vamos analisar a fórmula:
Aqui,
- J representa a quantidade de dinheiro rendida ou Juro
- c é a quantia inicial
- t é o tempo de rendimento
- i é a taxa
Verificamos que para calcularmos o juro multiplicamos todos esses valores, mas porquê?
Bom, a taxa de juros é aplicada por um tempo determinado, assim, ela é, normalmente, indicada como 1.2% ao mês ou a. m. , por exemplo.
Então, para descobrimos qual o acumulado desta taxa ao final do tempo basta multiplicarmos essas duas variáveis. Por exemplo, vamos pegar a mesma taxa 1.2% a.m. e agora vamos especificar a quantidade de meses, que será 5.
(Vale ressaltar que como a taxa é representada em porcentagem, devemos dividi-la por 100, assim 1.2/100= 0.012.)
Ou seja, em 5 meses, observamos que a taxa final é consideravelmente maior, seguindo a mesma analogia da taxa, podemos representar esse número (0.6) em porcentagem novamente, porém, ao invés de dividir, vamos multiplicar. Deste modo, 0.6 é igual a 60%.
Pronto, conseguimos perceber uma relação, mas devemos nos lembrar que temos mais uma variável, o valor inicial. Com ele em vista, podemos perceber o que a fórmula está fazendo, relembrando, pegamos a taxa e multiplicamos pelo tempo de rendimento e isso nos retorna uma porcentagem. Como calculamos porcentagens? Simples, podemos fazer regra de três e, ao mesmo tempo, provar que podemos multiplicar o valor inicial ou c por 0.6 (como na fórmula) e ainda obter o mesmo resultado.
Adotando o valor inicial como 500, temos:
Aqui estamos dizendo que 500 é igual a 100% e queremos saber a quanto equivale 60% do mesmo valor.
Resolvendo, multiplicando cruzado, vamos ter:
Ou seja, 60% de 500 reais são 300 reais. Pronto, calculamos o juro de 500 reais a uma taxa de 1.2 ao mês durante 5 meses.
Resumindo:
Juro é um cálculo baseado em porcentagens, então é vital que você saiba muito bem esse tópico. Basicamente, a fórmula nos diz qual o valor que vai ser rendido durante esse tempo, mas é importantíssimo frisar que ainda temos um passo.
Para uma taxa positiva, ou seja, maior que 0, o valor do rendimento vai ser adicionado e o contrário aconteceria se a taxa fosse menor que 0. Para calcularmos o total ou montante, basta somar o juro com a quantia inicial. Desta forma, podemos usar:
- Onde M é o montante
- c é a quantia inicial
- J representa o juro
Pronto, espero que você possa ter entendido, mas se sentir dificuldades, não tenha medo de perguntar para seu professor. E sempre lembre que o conhecimento é uma dádiva, então continue estudando.