Respostas
Resposta:
Explicação:
Tristeza permanente e incapacitante
A tristeza relacionada à depressão não é uma tristeza qualquer, passageira, desencadeada por um fato específico ou isolado. É algo que apenas se sente, sem que se possa apresentar um real motivo para isso. O portador de depressão profunda sente uma tristeza permanente, que incapacita a pessoa para o lazer, o trabalho e o convívio social.
Busca por isolamento
Além de sentir-se triste e desmotivado, o depressivo costuma isolar-se por completo, evitando contato com pessoas próximas, por não querer dialogar e interagir com ninguém, preferindo ficar sozinho.
Sentimento de culpa e inutilidade
A depressão costuma fazer com que a pessoa sinta-se inútil e culpada pelos problemas e insatisfações, suas e de terceiros. A baixa autoestima se acentua significativamente em quem tem depressão profunda.
Distúrbios do sono
O sono sempre é afetado em quem lida com a depressão. O cenário mais comum é que a pessoa troque o dia pela noite. Sua tristeza e desmotivação a levam a dormir em excesso durante o dia, numa tentativa de fuga das tarefas e do tempo, o que acaba gerando insônia durante a noite
Desânimo e pessimismo
A depressão gera uma incapacidade de ver o lado bom das situações. A tristeza profunda antes mencionada, faz com o que a pessoa depressiva perca a capacidade de sentir-se otimista. O desânimo está sempre presente, e é como se a vida fosse vista sempre em “preto e branco”.
Ausência de autocuidado
A falta de vontade e de iniciativa afetam a vida da pessoa com depressão profunda, chegando a atividades básicas, como a higiene pessoal. O depressivo pode passar dias sem tomar banho e escovar os dentes, por exemplo. As atividades físicas e o cuidado com a beleza também são rapidamente deixados de lado.
Pensamentos suicidas ou de morte
O sintoma mais característico da depressão profunda, e também o mais grave, está relacionado aos pensamentos constantes de morte e até de suicídio. Muitas vezes a pessoa não tem a intenção de se matar, mas deseja profundamente a morte, como forma de acabar com o sofrimento causado pela doença, do qual ela não consegue se livrar.
Outros sintomas comuns à depressão
irritabilidade
angústia
procrastinação
dificuldade de concentração
insegurança e medo
alterações no apetite
fadiga
Boa noite e espero ter ajudado vc princesa:)
Ah e espero que não esteja de depressão pfvr⁄(⁄ ⁄•⁄-⁄•⁄ ⁄)⁄