Respostas
Resposta:
O que dizer sobre a educação no Brasil, o Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados. Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola.
Os dados da primeira etapa do Censo da Educação Básica também mostram que, em 2020, 89,2% da população de 15 a 17 anos frequentaram a escola. 83,3% dos alunos do ensino médio estudam no turno diurno e 16,7% no período noturno. Quase 95% (94,8%) dos alunos frequentaram escolas urbanas. A Educação sistematizada vem sofrendo mudanças constantes, influenciada pelo avanço do mundo digital, suas possibilidades e desafios. O papel da educação é de mediar de forma competente e interessante as atividades pedagógicas a fim de quebrar a previsibilidade e promover a inovação.
Por que a qualidade da educação no Brasil é tão ruim? ... Atualmente, o Brasil investe cerca de 6% do PIB no setor. Ao analisar o cenário, outro diagnóstico salta aos olhos: a falta de investimento em outras áreas, como o próprio saneamento básico, também afeta a o ensino no Brasil.
Os Investimentos públicos insuficientes para atender com qualidades as necessidades educacionais; - Elevados índices de repetência, principalmente em regiões mais carentes; - Baixa permanência dos alunos nas escolas (média de 4 horas diárias);
O quadro brasileiro é, entretanto, o outro lado da moeda. Nosso país investe menos de 10% do PIB na educação e o que se observa é a falta de escolas, materiais pedagógicos escassos e um salário medíocre para os profissionais da educação. Não é de se espantar que apenas uma rara parcela dos cidadãos almeja o ramo educacional, sendo que tal profissão representa a base fundamental da maioria dos processos de desenvolvimento.
Usar sabiamente o tempo em sala de aula é uma das mais baratas e eficientes maneiras de melhorar a educação no Brasil. ... Fazer a educação brasileira se equiparar a destes países necessariamente passará por tornar a docência do ensino fundamental e médio atrativas no país. A questão pode até perpassar melhores salários.