ALGUÉM PODE ME AJUDAR NESSA ATIVIDADE POR FAVOR!
o BRASIL é um
país que enfrenta sempre muitas dificuldades (na saúde, na
economia), qual será a razão dessas dificuldades?”
Escrevam uma redação com pelo menos 20 linhas sobre esse
assunto.
Respostas
caso se ter menos de 20 linhas me desculpe
Resposta:
Em meio a tantos protestos, notícias de corrupção e surpresas políticas, o que mais nos chama atenção são os sintomas atuais da crise no Brasil: recessão econômica, inflação, alta do dólar americano, desemprego, etc. Por que isso vem ocorrendo? Quais são as verdadeiras causas para essa crise no Brasil?
Para entender melhor esse contexto, é preciso examinar a situação de forma objetiva. Confira então estas informações:
Entenda exatamente o que é a crise no Brasil
Primeiramente, é preciso definir o que se entende por “crise”, para só então estudar suas causas. Muitos empreendedores podem achar que seu setor está em crise apenas por observar queda nas vendas, mas o mercado define como recessão econômica somente a queda consecutiva do PIB de um país em dois trimestres. Segundo essa definição, o Brasil está mesmo em crise, com previsão de mais quedas no PIB nos próximos trimestres.
O PIB é o indicador que mede o crescimento total da economia de um país em determinado período de tempo. Quando o PIB cai, isso traduz alguns dos sinais de uma crise, pois representa diminuição do consumo das famílias, redução dos níveis de produção nas empresas e no comércio, aumento do desemprego, etc. Compreenda melhor esses e outros sinais da crise no Brasil hoje em dia:
Falências e recuperações judiciais
É fácil constatar esse aspecto da crise em um país. Basta verificar o aumento no número de pedidos de falência e recuperação judicial que tramitam nos tribunais de justiça estadual, bem como nas juntas comerciais estaduais. Algumas empresas simplesmente encerram suas operações, enquanto outras buscam se reestruturar para continuar suas atividades.
De acordo com os dados mais recentes do IBGE, o nível médio de desemprego no Brasil aumentou para 7,6% da população ativa, o que é preocupante. Para formulação dessa taxa, não são considerados idosos, crianças e aposentados por invalidez. E há também diferenças entre as regiões do Brasil, algumas com maiores, outras com menores níves de desemprego.
Diminuição da renda média não significa, necessariamente, redução salarial. Ela pode decorrer da diminuição do poder de compra, causada pela inflação, ou pelo desemprego.