concepção filosófica grega do átomo deu origem a modelos atômicos científicos a partir do século XVIII, fundamentando-se nos estudos dos seguintes cientistas?
Respostas
Resposta:
A concepção filosófica grega do átomo deu origem a modelos atômicos científicos fundamentando-se nos estudos dos cientistas Dalton (1803), Thomson (1898) e Rutherford (1911).
Explicação:
Na Grécia Antiga, surgiu um grupo de filósofos atomistas cujo seu grande foco eram os estudos relacionados ao átomo. Esse grupo chegou a conclusão de que o átomo seria a menor porção existente de matéria, que deveria ter um formato circular e ser maciço.
- Dalton afirmava que o modelo atômico seria semelhante a uma bola de bilhar: maciço, circular e pequeno, semelhante as concepções dos filósofos gregos sobre o átomo.
- Thomson formulou a tese de que o átomo seria parecido com um pudim de passas no qual o pudim representaria as cargas positivas e as passas seriam os elétrons (carga negativa) encrustados no átomo, mantendo ainda as características de maciço e circular.
- Rutherford buscou explicar a forma do átomo por intermédio do modelo do sistema solar, que se relaciona com as ideias atomistas dos antigos filósofos por afirmar que o núcleo dos átomos seria maciço e circular. Rutherford introduziu também a ideia da eletrosfera.