• Matéria: ENEM
  • Autor: bispo4175
  • Perguntado 4 anos atrás

Alguém pode fazer um levantamento bibliografico sobre a planta pata de vaca por favor.?​

Anexos:

Respostas

respondido por: bibilook
1

Resposta:

pata-de-vaca é uma planta medicinal, também conhecida como mão de vaca, pata de boi e unha de boi, é muito utilizada como complementar no tratamento do diabetes.

De origem brasileira, paraguaia, argentina e uruguaia, a planta possui tronco espinhoso e flores grandes, normalmente de coloração branca ou avermelhada. A árvore pode chegar aos 6 m de altura, e suas folhas são relativamente grandes, com até 15 cm de comprimento e 14 cm de largura.

As folhas da planta, de nome científico Bauhinia foticata, podem ser encontradas para comprar em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, como a Central Farma.

O chá feito com as folhas da pata de vaca é usado para combater o diabetes, pois suas propriedades atuam no pâncreas estimulando-o a produzir mais insulina, reduzindo assim o nível de açúcar no sangue.

A Pata-de-Vaca possui poderosas propriedade diurética, depurativa, cicatrizante, analgésica, antioxidante, laxante, purgativa, vermífuga, hipocolesterolemiante e auxiliar do emagrecimento.

É também eficaz no controle da hipertensão arterial, na eliminação dos cálculos na bexiga, no tratamento e prevenção de doenças do coração, hemofilia, gota e doenças urinárias.

Além disso, auxilia na redução do colesterol, age como diurético e incrível emagrecedor. Pode ser usado ainda para auxiliar no tratamento de problemas do fígado, intestino, estômago, rins e, ainda, no combate à diarreia, insuficiência urinária, prisão de ventre e urina solta.

Benefícios da Pata de Vaca

A Pata de Vaca é indicada como complementação para tratar diferentes enfermidades desde a antiguidade. E a variedade de ações terapêuticas se devem, especialmente, aos vários constituintes químicos presentes na planta, como:

- Esteróis (β-sitosterol);

- Flavonóides (principalmente rutina, quercetina e o kampferol);

- Heterosídeos (cianogênicos e saponínicos, especialmente bauhinósideo);

- Pinitol;

- Cumarinas;

- Ácidos orgânicos;

- Glicosídeos;

- Gomas;

- Mucilagens;

- Sais minerais.

Explicação:

espero ter ajudado


bibilook: obg por me dar o de melhor resposta
bispo4175: ♥️
Perguntas similares