Um dos fatores que contribuiu para a eclosão da Revolução Francesa foi o aprofundamento dos conflitos de classes, fazendo surgir novos grupos no cenário político. Do ponto de vista social, podemos afirmar que a Revolução Francesa:
I. Traduziu o desejo do Terceiro Estado em suprimir a ordem social baseada no privilégio aristocrático e na sociedade estamental.
II. Propiciou o retorno dos privilégios sociopolíticos do Antigo Regime, apesar de implantar medidas extremas como o terror e a violência.
III. Promoveu uma sociedade igualitária com o estabelecimento do sufrágio universal, o direito à propriedade e a igualdade de direitos políticos entre as classes.
IV. Engendrou mudanças sociopolíticas que permitiram à França inserir-se no contexto capitalista, beneficiando a classe burguesa, que se apropriou dos efeitos da Revolução.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em: a) I e II, lll apenas
b) I e IV, apenas
c) III e IV, apenas
d) I, II e III, apenas e) II e III, apenas
Respostas
Resposta:
b) I e IV, apenas
Espero que esteja certa!
Resposta:
I - Traduziu o desejo do Terceiro Estado em suprimir a ordem social baseada no privilégio aristocrático e na sociedade estamental.
IV - Engendrou mudanças sociopolíticas que permitiram à França inserir-se no contexto capitalista, beneficiando a classe burguesa, que se apropriou dos efeitos da Revolução.
Explicação:
Na França, a incapacidade da monarquia absolutista para realizar as reformas que a burguesia exigia, cada vez com mais determinação, foi fatal para sua sobrevivência.
Os comerciantes e manufatureiros burgueses cujos interesses estavam ligados à liberdade de comércio e de produção, ao verificarem que a adoção do liberalismo econômico se tornava impossível, começaram a se voltar contra a monarquia absolutista.
Entre a média burguesia, sobretudo dos profissionais liberais, também crescia o descontentamento contra o absolutismo e a convicção de que as coisas precisavam mudar.