PRA HOJEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE 3. Leia este trecho de uma notícia publicada em jornal:
Quando tenho o direito de trocar um produto? Confira as dicas Legislação prevê substituição obrigatória só em caso de defeito. Sem isso, la] possibilidade de obter outro item depende de acordo com a loja no momento compra do produto [...] De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), se o produto estiver em perfeitas condições, não há obrigatoriedade de troca e a decisão é do lojista. Mas, se o produto apresentar algum defeito, as regras são diferentes. O coordenador do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Assembleia, Marcelo Barbosa, explica que a regra geral para troca de presentes é que nenhum fornecedor é obrigado a substituir o produto, salvo se houver algum defeito. “Se o consumidor quer trocar o presente porque não ficou satisfeito com alguma especificidade do produto, ele deve seguir a política do estabelecimento comercial, que é livre para defini-la. É importante que a loja apresente as condições de troca em um cartaz visível e de fácil acesso ao consumi- dor, e ainda que elas sejam divulgadas no site do estabelecimento", salienta. Marcelo Barbosa destaca ainda que o comerciante deve ser transparente e, se optar por não trocar produtos, que deixe essa informação clara. Barbosa lembra que, no ato da compra, as informações sobre troca têm de ser explicitadas. “Assim, é possível que o consumidor procure os estabeleci- mentos que facilitam a troca para comprar os presentes de Natal." Outra dica do coordenador do Procon Assembleia, específica para o período de fim de ano, é que o consumidor que presentear deve se lembrar de repassar as condi- ções de troca para o presenteado. “Para ajudar a pessoa presenteada, que pode vir a trocar o produto, é recomendável que o consumidor, que fez a compra, avise o que o vendedor informou sobre a troca, como o prazo ou até mesmo a obrigato- riedade de guardar a etiqueta ou a embalagem", ressalta. Marina Rigueira. Quando tenho o direito de trocar um produto? Confira as dicas, Estado de Minas, 28 dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 out 2018.
a) Que comportamento cabe à loja quanto à troca de produtos sem defeitos?
b) O comportamento que você descreveu no item a é uma obrigação? Justifique.
c) Copie o texto a seguir, substituindo por uma oração principal que de- note impessoalidade. Para Barbosa, que as informações sobre troca sejam explicitadas, pois, se o consumidor conhecer a política de troca das lojas, * que, para as compras de Natal, ele procure uma que facilite as substituições.
d) Considerando as orações subordinadas substantivas subjetivas destacadas no texto, o depoimento do coordenador do Procon deve ser considerado mais objetivo ou mais subjetivo? Por que você acha que isso ocorreu?
Respostas
respondido por:
44
Resposta:
A) a troca dos produtos é facultativo
B) não pois na lei afirma ser facultativo
D) objetivo, pois o texto tem intenção claramente informativa
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás