Respostas
1- Ribossomos (presentes no retículo endoplasmático rugoso).
2- A síntese de proteínas. Os nucléolos são formados pelo RNA ribossômico, o mesmo que forma os ribossomos do citoplasma e estes orgânulos estão diretamente envolvidos com a produção das proteínas celulares.
3- Gametas são células haploides (haplos = metade) pois têm a metade do conjunto de cromossomos das demais células (ou 1 cromossomo de cada par = 1 genoma). As células que não são gametas podem ser somáticas ou germinativas e possuem 2 genomas (cromossomos aos pares) sendo, por isso, chamadas de diploides (diplos = dobro).
4- Célula diploide (podendo ser somática ou germinativa).
5- Cromossomos semelhantes 2 a 2 (ou pares de cromossomos).
6- 46 cromossomos ou 23 pares de homólogos. Se for um cariótipo masculino normal, o 23º par apresenta cromossomos de tamanhos diferentes (chamados de X e Y).
7- Espermatozoide 22 A + X fecundando óvulo 22A + X formará uma célula-ovo com 44A + XX com sexo biológico feminino.
8 - Um cromossomo submetacêntrico possui o centrômero (região mais densa representada no esquema por ₀) deslocado do centro, dividindo o cromossomo em 2 "braços" de tamanhos desiguais: _____₀__
9- Heterocromatina é a região mais concentrada da cromatina e eucromatina é a região menos concentrada, onde o DNA está mais ativo.
10- Cromátide-irmã é a porção duplicada de um cromossomo; cada cromossomo é formado por 2 cromátides-irmãs unidas pela região do centrômero.
11- O exame de cariótipo é feito a partir de uma cultura de células diploides (glóbulos brancos, p. ex.) que são fotografadas enquanto realizam a metáfase da mitose (fase em que os cromossomos estão mais compactos e visíveis ao microscópio). A partir dessa foto ampliada, os pares de cromossomos são organizados por ordem de tamanho, sendo que o par sexual (XX ou XY) fica por último. Assim, se verifica visualmente se eles apresentam anormalidades na quantidade (cromossomos a mais ou a menos) ou na morfologia (cromossomos com "partes" faltando).
12- Todas essas síndromes têm origem na fecundação onde, geralmente, é o óvulo que foi formado sem a devida separação das cromátides-irmãs durante a meiose II; ao ser fecundado por um espermatozoide normal, origina um zigoto que apresenta cromossomos a mais ou a menos.
Síndrome de Down ou Trissomia 21 - caracteriza-se por um cromossomo a mais no par 21. O cariótipo é 45A (21) + XX ou XY. Indivíduos com essa síndrome apresentam atraso no desenvolvimento, inclusive mental, má formação cardíaca e pele flácida (o que lhe dá uma aparência facial característica).
Síndrome de Turner - caracteriza-se pela presença de um único cromossomo X (em vez do par XX ou XY). O cariótipo é 44A + X0. O fenótipo é feminino mas com atraso no desenvolvimento de características sexuais secundárias, no desenvolvimento mental e estatura baixa.
Síndrome de Klinefelter - caracteriza-se pela presença de 2 cromossomos X junto ao cromossomo Y (trissomia XXY). O cariótipo é 44A + XXY. O fenótipo é masculino mas com atraso no desenvolvimento de características sexuais secundárias, no desenvolvimento mental, estatura alta e obesidade.
Espero ter ajudado.